Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Covid-19: por testagem em massa em Cuiabá

Apresentei indicação parlamentar ao prefeito Emanuel Pinheiro cobrando que a Prefeitura de Cuiabá adquira, de forma urgente, testes de diagnósticos da Covid-19 para realizar testagem em massa na população, com objetivo de achatar a curva do contágio do coronavírus em nossa cidade.

A testagem em massa já era para estar sendo realizada em Cuiabá há muito tempo, pois a prefeitura recebeu recursos milionários do governo federal para esse tipo de procedimento. Esta é a segunda cobrança que estou fazendo ao prefeito. Em março, encaminhei um ofício ao prefeito, solicitando a compra dos testes rápidos para disponibilizar a população, mas o prefeito não levou em conta. Espero que agora ele se sensibilize diante do crescente contágio de pessoas.

A falta de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 é grave na saúde pública de Cuiabá, pois além de não existir para testagem em massa da população, não existem testes para pacientes que estão procurando as policlínicas e UPA's.

Tenho recebido denúncias de pacientes que, mesmo estando com o pedido de médicos que trabalham em policlínicas e nas UPA's, para fazerem o teste de diagnóstico da Covid-19, os coordenadores das unidades de saúde têm se recusado a fazer o teste, com a justificativa de que a Secretaria de Saúde não tem disponibilizado testes para atender a população, orientando pacientes a procurar laboratórios da iniciativa privada, onde o valor do teste rápido, mais barato, custa em torno de R$ 220,00.

Especialistas têm alertado que a melhor forma de monitorar a situação do contágio do coronavírus é com a realização de testes em massa. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde tem se pronunciado que essa é a única forma de achatar a curva da pandemia em uma cidade.

O prefeito tem que ser mais humano e aplicar os recursos que tem recebido em ações concretas. Estou cobrando que ele siga o exemplo de cidades que estão testando em massa a população, como Porto Velho e Niterói, que estão disponibilizando testes rápidos em drive-thru e em pontos estratégicos da cidade. O cidadão, que é testado positivo, já sai com a medicação e orientação de um médico para combater o coronavírus.

 

 

Dilemário Alencar é vereador em Cuiabá pelo Podemos
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet