Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Opinião

126 anos de tradição salesiana em Mato Grosso

Autor: Padre Hermenegildo Conceição Silva

20 Jun 2020 - 08:00

Neste 18 de junho de 2020, completam 126 anos da chegada dos primeiros missionários salesianos em Mato Grosso, desembarcando pelo rio Cuiabá na capital. Eles vieram direto de Montevidéu (Uruguai) sob a liderança do Bispo Dom Luis Lasagna com o intuito de catequizar, evangelizar e educar a população local.

No início os salesianos se instalaram, hoje na avenida XV de Novembro, onde fica a paróquia São Gonçalo e em setembro do mesmo ano (1894), fundaram o "Liceu Salesiano de Artes e Ofícios". Já no ano seguinte, adquiriram uma chácara um pouco mais distante do rio, próxima a avenida Prainha de hoje, onde foi construído o Colégio Salesiano São Gonçalo.

Com o passar do tempo, os salesianos realizaram trabalhos educacionais, religiosos e também sociais, com a ampliação do trabalho realizado em municípios como Cáceres, Campo Grande (MS) e Poxoréu, sempre com um olhar atencioso para a formação da juventude, princípio de São João Bosco.

Escolas foram construídas e também centro juvenis que servem de instrumento para o cuidado e orientação educacional, esportiva e religiosa de centenas de jovens que tiveram em sua formação a marca salesiana. 

Pelas mãos dos salesianos, passaram grandes líderes de Mato Grosso que tiveram a oportunidade de aprender e crescer durante o passar das décadas.

Muito orgulha o Colégio São Gonçalo fazer parte dessa história, que continua sendo escrita com amor, razão e religião.

O desejo do Salesiano São Gonçalo era neste momento poder estar perto e em contato com nossos estudantes, porém com o avanço da pandemia, as merecidas comemorações dos 126 anos serão feitas de forma virtual, o que não tira o brilho especial desta importante marca alcançada.

Em nome da Missão Salesiana, parabenizo pelos 126 anos todos os colaboradores, alunos, professores e salesianos que escreveram e escrevem diariamente essa linda história de educação de qualidade aliada aos princípios religiosos, sendo referência para Mato Grosso e o Brasil. 

Que pela intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco, Deus continue abençoando e norteando nossos princípios e nossas vidas!


Padre Hermenegildo Conceição Silva é Diretor no Colégio Salesiano São Gonçalo
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet