Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

SIntema, 25 anos de história em prol do servidor do Meio Ambiente

Em 22 de junho de 1995 foi criado o Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Públicas de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SINTEMA-MT) por um grupo de servidores da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA).

A entidade representativa nasceu da necessidade dos servidores terem uma representação sindical para lutar pelos direitos da categoria da carreira do Meio Ambiente.

Em 2016, após a alteração do Estatuto Social, o sindicato passou a ser denominado  Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SINTEMA-MT).

Em 2019, graças a luta iniciada pelo ex-presidente Gilcélio Lima em 2015, nossa Gestão teve o privilégio de finalizar a batalha e finalmente o Sintema conseguiu a tão desejada Carta Sindical, publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de julho. Passando assim a ter uma representatividade oficial da categoria.

E lá se vão 25 anos.  Havíamos planejado um ano de comemoração por todas as conquistas do Sindicato, o que não foram poucas, bem como pelas lutas que ainda travamos e vamos vencer, pois ainda acreditamos na Justiça, como a liberação da URV e a Lei de Carreira. Infelizmente com essa pandemia da Covid-19 alguns planos e ações tiveram que ser adiados, mas temos a certeza, com União e Fé que tudo isso vai passar e que sairemos dessa pandemia seres humanos melhores e mais solidários.

Mesmo sem comemoração festiva, não podemos deixar essa data passar em branco e agradecer a cada servidor e funcionário que participou das diretorias anteriores e fez do Sintema um sindicato forte e representativo em prol do serviço público e da defesa do Meio Ambiente.

Um brinde ao Sintema!


Germano Passos – é Analista Ambiental, servidor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA) e presidente  do Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso- Sintema-MT.
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet