Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Comer à noite engorda?

Comer muito tarde pode contribuir para o ganho de peso e elevação no açúcar do sangue, de acordo com o estudo publicado pelo Endocrine Society's Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, em junho de 2020.

Claro que o consumo de calorias noturnas e seus efeitos no metabolismo irão depender da quantidade e do horário em que o indivíduo vai dormir. Entretanto, no estudo, eles dividiram as pessoas em dois grupos. De um lado aquelas que comiam às 18h e, de outro, as que se alimentavam às 22 horas. Todos consumiam a mesma refeição e iam dormir às 23h.

O resultado foi que o grupo que se alimentou mais tarde teve uma queima de gordura menor e aumento de 18%  na taxa de glicose (açúcar no sangue), comparado ao grupo que fez a última refeição mais cedo.

Esse estudo foi realizado em pessoas saudáveis. Sendo então importante frisar que indivíduos já com comorbidades como diabetes, obesidade e hipertensão arterial poderão ter alterações ainda maiores. Essa mudança acontece em nosso corpo, devido à alteração do ciclo circadiano.

O ciclo circadiano é um sistema que regula o ritmo biológico de acordo com as 24 horas do nosso dia, pela relação que o corpo tem com a luz!

Esses processos biológicos são: sono, função intestinal, função imunológica, temperatura corporal e, como citado no artigo publicado "O equilíbrio da glicose e secreção hormonal", estão diretamente ligados a queima de gordura.

Um dos principais fatores ambientais que afetam esse ciclo é periodicidade alimentar. Veja bem, o corpo precisa de um tempo para digerir a alimentação e, dependendo do que você come, pode demorar até 8 horas para a comida ser digerida.

Quando nos alimentamos tarde e logo vamos dormir, ao entrar em sono profundo, nosso aparelho digestivo tem a digestão da alimentação ainda mais lenta, atrapalhando o funcionamento do ritmo circadiano. Isso pode afetar o organismo como um todo, inclusive o sistema imunológico.
 

Renata Gabrielly é médica e foca seus tratamentos na longevidade e emagrecimento. Compartilha conteúdos sobre vida saudável em equilíbrio no seu instagram @drarenatagabrielly
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet