Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Opinião

Mais que normativas, são necessárias solidariedade e empatia

Quarenta obrigatória! À parte todas as discussões sobre risco à economia, quero dialogar sobre dor, medo, empatia e solidariedade, em meio a uma pandemia. Em Cuiabá, apenas de residentes, já ultrapassamos a marca de cinco mil casos confirmados de covid-19 e, infelizmente, nos aproximamos aos 300 óbitos por essa causa.

As autoridades públicas avaliam riscos, publicam normativas, obrigam cumprimento de restrições, divulgam métodos preventivos, mas nada disso está sendo eficaz sem a adesão da sociedade.

Com a quarentena obrigatória, estão funcionando apenas os serviços essenciais, há toque de recolher e fiscalização mais intensa. O que falta agora é consciência da população!

Ora, todo mundo tem alguma pessoa próxima que já foi infectada pelo novo coronavírus, com os mais diferentes graus de manifestação de sintomas. Pior, todo mundo conhece alguém que perdeu a luta contra a doença.

Então, caro leitor, precisamos fazer a nossa parte. Mesmo que acreditemos ser imunes ao vírus, mesmo que imaginemos não manifestar sintomas ou apresentar um quadro leve, pensemos no próximo.

O combate ao novo coronavírus está centrado principalmente em barrar o contágio. Será que o seu avô passará ileso, será que a mãe da caixa de supermercado sobreviverá?

Mais que isso, pense na dor de quem está vivenciando a doença no seio familiar. Medo de perder o ente querido, atendimentos de saúde precários, dificuldades de isolamento, preocupação com o contágio de pessoas próximas... E, nesse contexto, aqueles que não se importam com a pandemia parecem tripudiar da dor e do medo de quem tem de lidar com vírus.

Cada festa familiar ou com poucos amigos, cada aglomeração em comércios ou nas ruas e cada encontro clandestino são atestados de total desrespeito ao próximo.

Convido, neste texto, ao exercício da solidariedade e da empatia. Não se trata de não se contaminar, mas de não transmitir. Lembrem-se que o contágio segue escala exponencial. Sua saúde garante a saúde de incontáveis conhecidos e desconhecidos.

Tomem todos os cuidados sanitários, higienizem as mãos, se saírem de casa, usem máscara e, se puderem, fiquem em casa.





Zidiel Coutinho Jr é suplente de vereador por Cuiabá e advogado.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet