Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

O CRECI MT e a pandemia

Nunca duvidamos da pandemia. Mas, ela não pode ser usada como cortina de fumaça esconder as falsas atitudes tomadas pelos gestores públicos, que vem sempre cheio "boas intenções” para limitar o trabalho dos profissionais do comércio imobiliário, ou seja, eles vêm ao longo destes meses se aproveitando da situação para atender seus interesses particulares e ou ficar de braços cruzados e com as portas das instituições fechadas para não resolver problemas e questões administrativas de seus associados.

No caso do CRECI MT, sabemos da ordem judicial para suspensão das atividades, porém, a decisão foi somente para Cuiabá e Várzea Grande. A decisão não abrange o interior, até porque cada município tem critérios próprios de combate ao vírus covid 19.

Em Sinop, por exemplo, que tem a delegacia do CRECI MT para atender a cidade e mais de 35 municípios, órgãos púbicos e comércios estão trabalhando normalmente, porém o Presidente do CRECI, Benedito Odário, de maneira irresponsável e desrespeitosa resolveu a seu próprio critério e em uma só canetada fechar a sede de Cuiabá e ao mesmo tempo todas as delegacias do interior incluindo a regional de Sinop.

A região de Sinop tem mais de 800 corretores de imóveis que diariamente necessitam de atendimento administrativo para, por exemplo, emissão de boletos para pagamento de anuidades, emissão de certidão de regularidade, dar entrada em processos de inscrição para novos corretores e novas imobiliárias, entre outros serviços. Também são as delegacias que recebem as denúncias por exercício ilegal da profissão e documentação de loteadoras e incorporadoras atestando a regularidade dos produtos imobiliários lançados para venda por estas empresas.

As delegacias também são responsáveis por receber denúncias e ou reclamações de cidadãos, de corretores e de imobiliárias quando da existência de possíveis irregularidades ou ações que possam ferir o código de ética da profissão.

Diante desse quadro de total abandono e desrespeito com o interior do estado, resta-nos pedir socorro às Associações de Corretores de Imóveis que dentro de suas possibilidades vem tentando ajudar a toda classe abandonada, até porque o tal SINDIMOVEIS que deveria cobrar o CRECI MT, ao que tudo indica vem andando de mãos dadas com os diretores desinteressados do nosso CRECI MT.

Apenas para reforço de entendimento. A imprensa nacional, estadual e local vem sempre divulgando que mesmo diante dessa crise pandemica, o mercado imobiliário continua aquecido e vem batendo recorde de vendas nos últimos 02 meses se comparado ao mesmo período dos 03 últimos anos.

É sabido também que o atual Presidente do CRECI e parte da diretoria vem sendo investigada por denúncias feitas a PF por uma funcionária do próprio CRECI. Chego a pensar que esse fechamento total da sede do CRECI e de suas delegacias, atende aos interesses destes investigados que juntamente com o COFECI vem se esquivando de encarar de frente o Corretor de Imóveis e explicar o teor das denúncias graves das quais o CRECI MT é o ator principal.

Deixo aqui em nome dos corretores do Norte do estado e da ACIANORTE meus votos de protestos e repúdio ao CRECI, COFECI e SINDIMOVEIS que além de nada fazer para atender o Corretor de Imóveis, vêm, no caso do COFECI postergando a divulgação dos levantamentos feitos in loco no tocante às denúncias da funcionária do CRECI MT.

Finalizo reafirmando meu compromisso e o comprometimento da ACIANORTE em cobrar das autoridades competentes, atendimento imediato aos Corretores de Imóveis com a reabertura das delegacias e com as investigações quanto a possíveis irregularidades de parte desta diretoria do CRECI MT. Nosso próximo passo será ir até ao MP e Polícia Federal para esclarecer estes fatos e punir os culpados se assim for comprovada sua culpa.





C.I Carlos Longo. Presidente da ACIANORTE.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet