Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

A importância do professor em tempos de pandemia

Autor: Priscila Elise Alves Vasconcelos e Sanny Bruna Oliveira Fernandes

22 Jul 2020 - 08:00

E de repente as crianças e adolescentes estão em casa. Os pais precisam se desdobrar entre o home office, tarefas domésticas e auxiliar os filhos a acessar as lives para estudos. Uma nova realidade passa a existir desde o dia 11 de março de 2020.

Desde a educação fundamental até o ensino superior, o papel do professor é fundamental no desenvolvimento do estudante. A educação do século XXI deve ser direcionada a solidariedade e formação humana, onde os alunos e professores caminham rumo ao conhecimento, buscando então construir uma humanidade sólida, na qual o que domina é o respeito às habilidades e características individuais em uma convivência humana. Uma nova metodologia de ensino passa a ser exigida para acompanhar o momento atual. 

Em tempos de pandemia, em decorrência do coronavírus, as instituições de ensino tiveram que se "reinventar" e inovar nos meios de compartilhamento do conhecimento. Em geral, as escolas particulares que possuem mais recursos começaram desde o início da "quarentena", março de 2020, a disponibilizarem aulas virtuais e materiais para seus alunos.

Nas escolas públicas várias medidas foram tomadas. Com uma realidade distinta das particulares, algumas suspenderam as aulas desde a decretação da pandemia enquanto outras continuaram a passar conteúdo por meio dos grupos de WhatsApp ou outros meios de comunicação. Isso ocorreu de forma não equânime, dependendo muito de cada região e realidade local, até o momento em que alguns municípios e estados passaram a adotar a modalidade de aula on line aos seus alunos. 

No entanto, a realidade de um estudante de escola pública é diversa daquele que estuda em uma particular, com isso as escolas de ensino público passaram a disponibilizar materiais físicos, que podem ser retirados com os devidos cuidados, para evitar a contaminação. Esse fato tanto ocorreu com os alunos do ensino superior que não detêm acesso à internet por algum motivo, seja pelo fato de não ter um meio eletrônico disponível ou não ter recursos para contratar internet em casa.

É necessário lembrar que os estudantes tinham uma rotina fixa de ir à escola todos os dias, além das atividades extraclasses, isso desde o maternal até o ensino médio. E como agora parar com tudo isso? Não há como para, devemos buscar meios de continuar compartilhando conhecimento e manter a rotina daquele estudante, essa ideia é essencial para a saúde mental do mesmo. 

Nessa mesma vertente, as universidades procuraram continuar suas atividades de maneira remota ou online, os professores continuam aplicando provas e atividades, além de disponibilizarem materiais e aplicarem suas aulas no mesmo horário em que as mesmas eram ministradas.

Essa adaptação que ocorreu, infelizmente por conta de uma pandemia mundial, é extremamente necessária para auxiliar na saúde mental de todos os estudantes que estão em casa isolados, vez que além de manterem sua rotina possuem outras tarefas para serem realizadas, não se trata apenas de uma valorização do âmbito profissional visando apenas à conclusão, seja de um ano de uma escola ou da graduação da faculdade, mas sim da relevância de uma saúde mental. Portanto, ter o contato com os professores é essencial para os estudantes, principalmente em tempos de pandemia. 


Priscila Elise Alves Vasconcelos Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida - RJ. Mestra  em Agronegócios na Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul. E-mail:prisvascon@gmail.com.

Sanny Bruna Oliveira Fernandes  Graduanda em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2020). E-mail:sannybruna@gmail.com
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet