Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Quem é seu pai?

Como vivemos o chamado ativismo de confronto, se possível com ódio, tudo é motivo de ataques e chiliques. Desta forma, nem data de comemoração escapa. A publicidade da Natura usando o Thammy Miranda é a bola da vez.

Primeira coisa que devemos observar é que a empresa Natura não é dona do dia dos pais, portanto não manda no dia dos pais e para vender seus produtos eles podem usar quem eles quiserem, quando quiserem, no dia que quiserem. E foi o que fizeram.

O fato da publicidade ser com o Thammy não me agride e nem me incomoda. Mas também não me representa. Assim como não me representaria se fosse qualquer outra pessoa porque meu pai é único, com sua história e seu legado, como deveriam ser o pais de todo mundo que tem a sorte de ter um pai. Assim como poderia ser um avô, avó, a própria mãe, um padrasto, um tio, ou seja lá de que cor, raça, nacionalidade ou gênero for. Quem tem que avaliar se o Thammy é pai ou não será seu filho daqui uns anos.

O segundo fator é que o dia dos pais não tem pai! Quem criou o dia dos pais foi uma mulher americana chamada Sonora Louis Dodd, para homenagear seu pai, William Jackson Smart, que criou os filhos sozinho. Sua esposa faleceu quando os filhos eram pequenos. Tanto que a primeira comemoração foi no dia 19 de junho de 1910, data do aniversário de William Jackson.

Entretanto, em 1966, houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros fatores. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Essa data foi adotada nos EUA e em mais de 70 países.

No Brasil, quem criou foi um publicitário chamado Sylvio Bhering, com um único objetivo: vender neste dia, aquecer o comércio. Portanto não foi homenagem, foi negócio. É comemorado no segundo domingo de agosto, justamente por ser um mês que não tem data comemorativa comercial e nem feriado.

Há o caso de outros países nos quais o dia dos pais está relacionado com aspectos culturais muito específicos. Por exemplo: Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, que comemoram em 19 de março. Isso ocorre porque tais países, de tradição católica, associam o dia dos pais ao dia de São José, esposo de Maria, e a decisão foi de uma ordem de freiras. A Rússia celebra o dia dos pais em 23 de fevereiro. O motivo é o fato de que esse dia também é reservado à comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local – data celebrada desde 1919. As duas datas acabaram por se entrelaçar por decisão de uma mulher.

Portanto, dia dos pais nem pai tem. Então deixe de ser odioso que isso faz mal. Aproveite para também parar de odiar quem pensa politicamente diferente de você, quem torce para um time diferente do seu, quem frequenta igreja diferente da sua e vai cuidar do seu pai. O dos outros deixe para eles cuidarem, porque ninguém representa ninguém. Quem é seu pai? Em tempo: Desejo um feliz dia dos pais para você com o seu pai ou com as lembranças dele.



João Edisom de Souza é professor universitário e analista político em Mato Grosso.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet