Olhar Direto

Quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Opinião

Médico todo dia

Autor: Ronivaldo Lemos

18 Out 2020 - 08:00

Muito cedo eu tomei a decisão de ser médico. Estudei muito para entrar na Universidade Federal de Mato Grosso e me esforcei igualmente para me formar. Ali, nos corredores do Hospital Universitário, eu reafirmava todos os dias a minha escolha. Exercer a Medicina e saber que fazemos diferença na vida de outras pessoas é uma paixão que se sobrepõe não só a mim, mas a todos aqueles que, como eu, escolheram ser médicos e médicas.

O dia em que somos lembrados pela nossa profissão tem um significado diferente este ano. Os profissionais da linha de frente no combate ao novo coronavírus enfrentam muitos desafios para conter a pandemia. Uma luta árdua e que ainda nos obriga a superar a barreira do medo para estar ao lado de quem precisa para salvar o máximo possível de vidas.

Foi preciso aprender muito com esse vírus devastador. Aprendemos a compartilhar informações e pesquisas para melhorar os tratamentos e obter resultados mais rápidos; inovamos e nos adaptamos para garantir mais segurança aos pacientes; melhoramos os procedimentos; nos tornamos mais resilientes como profissionais e, sem dúvida alguma, mais humanos como pessoas. Sim, porque ninguém passa por uma pandemia como essa sem entender melhor o valor da vida.

Mesmo nós, que somos treinados para lidar com situações de estresse, neste momento tivemos que encarar a perda de familiares, de amigos e de muitos colegas médicos. Estamos sendo chamados de heróis, mas não somos de ferro. Somos de carne. Também somos pais, mães, filhos e temos receios e incertezas. O que nos diferencia é uma missão muito clara de ajudar e, quando somos incumbidos de algo, largamos tudo e fazemos nosso melhor.

É para esse profissional e colega que eu quero deixar meu abraço hoje. Um gesto de aconchego e reconhecimento pela dedicação e esforço. Somos uma categoria que não para de estudar nunca e está em constante aperfeiçoamento. Nos últimos meses, especialmente, tomamos lições sobre união e apoio.

Como presidente da Unicred MT, junto ao Conselho de Administração, fizemos todos os esforços para dar suporte financeiro aos médicos nesse período. Linhas de crédito específicas, taxas especiais, condições diferenciadas, prorrogações, tudo o que estava ao nosso alcance para garantir apoio no momento difícil.

Estar ao lado dos cooperados é nosso papel como instituição financeira e nos orgulhamos muito em tê-los conosco. Queremos estar juntos não só nos bons momentos, mas em todos os momentos da vida.

União e apoio é o que precisamos para melhorar nossas condições como médicos e médicas, esse trabalho incessante e que tanto nos dá prazer em realizar.

Nossa profissão pode ser homenageada nesse dia 18 de outubro, mas o Dia do Médico é todo dia, o dia todo.

Ronivaldo Lemos
Presidente da Unicred Mato Grosso
Sitevip Internet