Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Seleção Natural

Autor: Silvestre Severiano e Brenno Milhomem

08 Jan 2021 - 08:00

Tenha em mente que todas as coisas no mundo passam por um sistema de seleção natural.

Se algum produto ou serviço tem baixo rendimento, insegurança ou pouca utilidade ele é tirado do mercado imediatamente e ou será substituído em breve.

Existem diversos exemplos de produtos icônicos da nossa cultura de consumo que passaram por esse processo, desde o cigarrinho de chocolate da Pan, as fichas de orelhão e o próprio orelhão, naturalmente substituídos pela facilidade de ter um celular, até o Orkut, que um dia foi uma febre mundial e símbolo de rede social, foi perdendo espaço para o Facebook até desaparecer definitivamente.

Após sofrer um mega vazamento em 2015 o App de traição Ashley Madison, ficou totalmente desacreditada e causou inúmeros divórcios e problemas matrimoniais e financeiros para seus clientes.

Outro exemplo desse fenômeno pode ser observado nos serviços de taxi que se viram em risco com a entrada no mercado dos Apps de carona paga.

Quando chegou no Brasil, os Apps de transporte realmente foram recebidos pelos usuários de transporte público com grande alegria, porém, para os motoristas de taxi nem tanto. Houve muita reclamação, o serviço passou por regulamentações em alguns municípios, mas isso não impediu que os taxistas perdessem 75% do seu mercado.

Você já se perguntou há quanto tempo não vai ao banco falar com seu gerente, em uma loja comprar uma camiseta do seu clube de futebol ou a última vez que foi até o aeroporto comprar uma passagem aérea?

Neste ano o mercado ficou muito mais celetista e acredito que, em breve, muitos negócios iram sucumbir diante da seleção natural que o mercado irá realizar, a Lei Geral de Proteção de Dados será um meio para a realização dessa seleção.

A LGPD não se trata somente de uma leitura fria de um texto jurídico, mas sim, de uma ferramenta que o seu cliente, parceiro, empregado ou concorrentes utilizarão para afirmar quanto tempo sua empresa irá permanecer no mercado, se será competitiva ou se será somente uma empresa com os dias contados para sumir do mapa.

Atualmente algumas empresas estão iguais aos taxistas em 2014, brigando e chorando por causa os aplicativos de carona paga no Brasil, mas, assim como ocorreu com a chegada desses aplicativos, posso dizer que não adianta brigar contra a LGPD. Ela é uma realidade com que você precisa lidar.

Caro empresário, a LGPD veio para te ajudar a prolongar a vida do seu negócio.
Não se trata de um projeto de adequação legal e sim, de um programa capaz de tornar a sua empresa segura, confiável e competitiva no seu mercado local, estadual e no âmbito nacional.

Caso não entenda ser necessário aderir a esse programa empresarial ofertado pela LGPD, posso te dizer que as multas provenientes da lei somente serão aplicadas após agosto de 2021, entretanto, o mercado não permitirá que muitos negócios se sustentem até esse prazo.

Diante disso recomendo que arregacem suas mangas e iniciem imediatamente um programa de adequação em Privacidade e Proteção de Dados para que sua organização tenha condições de durar gerações ininterruptas beneficiando clientes, parceiros e colaboradores.

Essa é a hora de transformar o seu negócio em um porto seguro no mercado.
 
 
Autores:
Silvestre Severiano, Advogado, DPO, Encarregado de Proteção de Dados, Vice Presidente da Comissão de Direito Digital da ABA/Cuiabá
Brenno Milhomem, advogado, membro da Comissão de Direito Civil e Direito Processual Civil da ABA Cuiabá
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