Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Opinião

Chegou o período de defeso ou piracema 2021 a 2023!


Senhoras, e senhores, vou começar este artigo, como cidadão comum, como biólogo e como pesquisador ambiental, focando meu respeito e sensibilidade para com a ictiofauna mato-grossense;
 
 Dia 01 de outubro de 2021 começou oficialmente o período defeso ou piracema como queira nos rios mato-grossenses, com término previsto para de janeiro de 2023 o que eu como pesquisador acho um período muito curto pela importância da causa.
 
Porém, penso que mesmo sendo curto esse período todo cuidado e respeito para com a ictiofauna é pouco e deve permanecer harmonioso com a natureza para que a vida possa continuar perpetuando em nossos rios, lagos, lagoas...
 
Como se sabe tudo o que existe no universo se encontra em contínua transformação, evoluindo em ciclos ou períodos de duração variável.
 
Desde o aparecimento de ambientes habitáveis, estes vêm sendo ocupados por espécies animais e vegetais que se sucedem ecologicamente em equilíbrio dinâmico, segundo as leis de fluxo e refluxo e da dissipação de energia.
 
O declínio, ou até mesmo a extinção de determinadas espécies, tantas vezes documentadas pela paleontologia, certamente decorreram e decorrem de transformações, verificadas nesses mecanismos, motivadas por mudanças relativamente rápidas de variáveis físicas, químicas e biológicas em ecossistemas naturais e antropizados.
 
Com o surgimento da espécie humana na terra = Homo Sapiens, e em todo o decorrer de história evolutiva da humanidade, o peixe foi e será sempre uma importante fonte de proteína conhecida e apreciada no mundo inteiro, utilizada como uma das mais singulares fontes de alimentos para a humanidade.
 
Nos seres humanos ditos “racionais” devemos mais do que ninguém respeitar os ciclos de vida na natureza visando fundamentalmente sua preservação, conservação, perpetuação e continuidade no ambiente.
 
Para tanto é fundamental ter respeito e consciência do nosso papel enquanto ser humano e evitar práticas abusivas do uso desses recursos, só assim a vida perpetuará naturalmente.
 
Para que você possa entender este fenômeno ou seja, para que a piracema possa ocorrer de maneira natural, à mãe natureza sabiamente prepara o ambiente, criando nele todas as condições para que rios, córregos, lagos, lagoas, vazantes recebam bem essa dádiva de Deus.
Em Mato Grosso a piracema ou período de Defeso será de 01 de outubro a de janeiro de 2022 oficialmente, pelo menos é o que está posto pelos órgãos ambientais do Estado.
 
Nesse período com a presença de chuvas que as condições de intempéries estão perfeitas, com água aquecida pelo sol, coloração amarronzada, aumento de nutrientes em suspensão... É exatamente nesse momento que os cardumes detectam as mudanças e sabem que chegou a hora.
 
Para que tal fenômeno ocorra é preciso que o ambiente em questão apresente as seguintes características: níveis dos rios em elevação, temperatura da água entre 22 e 28 graus, PH entre 7 e 7,4, transparência inferior a 10 cm, gás carbônico inferior a 20 PPM, horário propício para que a fecundação ocorra entre 16:00 horas e 17:00 horas.
 
 Assim, um radar infalível chamado sistema nervoso central, decodificam as mensagens traduzindo-as numa ordem únicas, subir, saltar e vencer as corredeiras rio acima, entregando-se a um duelo orgástico com as águas, até atingir a explosão da desova e o surgimento de novas vidas.
 
Para o grande pesquisador e cientista Manoel de Godoy, profundo conhecedor da ictiofauna brasileira, “o ser humano precisa entender e respeitar o impulso irresistível da piracema e os requisitos para que ela continue a existir”.
 
Vale mais uma vez ressaltar que o respeito e dignidade com a vida deve ser sempre preceitos básicos que norteiam a vida do ser humano e de uma sociedade sadia e civilizada, ademais tudo a seu tempo é fundamental.
 
 Romildo Gonçalves é Biólogo. Profº. Pesq. Ciências Naturais da Ufmt/Seduc 
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet