Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

Mato Grosso e a Parceria de Ação em Economia Verde (PAGE)

Nos últimos anos o Brasil, através do Estado de Mato Grosso, tem se beneficiado economicamente com o crescimento de seu grande setor agrícola. Na atual gestão, o governo tem trabalhado para aumentar o valor agregado das commodities agrícolas e ao mesmo tempo reduzindo os desafios ambientais associados a esse crescimento. 

Além disso, está atento a questões sociais significativas, diminuindo expressivamente as condições de trabalho precárias e distribuição de renda desigual, tão graves e intensas que não foram sanadas em gestões anterores.  

Nesse esforço, conta com o apoio do setor privado, além do apoio da ONU através da Parceria de Ação em Economia Verde (PAGE), que tem oferecido suporte a setores estratégicos como a agricultura familiar, turismo sustentável e planejamento e ordenamento territorial, entre outras políticas que vêm sendo fortalecidas. 

Reconhecendo a importância de alcançar um crescimento sustentável inclusivo, tão propagado internacionalmente pela ONU, Mato Grosso, por meio da Assessoria Internacional da Casa Civil, optou por enfrentar os desafios de promover o desenvolvimento sustentável estimulando atividades econômicas com o uso de novas tecnologias e esforços para manter e/ou reabilitar sua base de recursos naturais. 

Se percebeu que a abordagem requer um processo de "descarbonização" da economia, mais eficiência energética, capacidade de planejamento e mão de obra qualificada. Esta estratégia se alinhou fortemente com os objetivos da ONU, em especial da Aliança de Ação para uma Economia Verde – PAGE. 

Mato Grosso, por meio desta parceria, vem se beneficiando de vários instrumentos de planejamento em nível internacional para promover o desenvolvimento sustentável em todo o território, inclusive no Brasil.  

Reformas temáticas e setoriais foram buscadas em uma variedade de áreas prioritárias, incluindo principalmente um novo processo de ocupação territorial, agricultura, agroindústria, turismo sustentável, energia renovável, regularização fundiária e empregos verdes, entre outros. 

No entanto, veio a pandemia da Covid-19 e o governo estadual, em uma iniciativa arrojada e ágil, colocou a recuperação verde no centro do plano de recuperação econômica, inclusive com recursos a fundo perdido da PAGE recebidos do KFW (Banco de Desenvolvimento da Alemanha), reconhecendo a importância de investir em programas que tragam concomitantemente benefícios ambientais, sociais e econômicos significativos para a população. 

A política de recuperação verde promovida pelo governo de Mato Grosso tem como foco o fortalecimento da agricultura familiar, que responde por 51% da força de trabalho de Mato Grosso, implementado por meio do Plano Estadual de Agricultura Familiar em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Meio Ambiente. 

A PAGE está à frente da reformulação do Plano Estadual da Agricultura Familiar, o que reforça uma área que a PAGE em nível global já apoia ativamente. E as áreas de interesse elencadas pelo governo de Mato Grosso são o desenvolvimento da cadeia de valor da agroindústria, integração logística e comercial dos produtos da agricultura familiar, melhor assistência técnica e governança para apoiar uma recuperação econômica verde e inclusiva. 

Esse esforço coletivo do Governo do Estado de Mato Grosso tem se concretizado com a atuação das secretarias de estado, parceiros privados, instituições de ensino superior e organizações não governamentais, inclusive com a atuação da Academia de Arquitetura e Urbanismo (AAU-MT).  

Esta, junto com a UFMT, elaborou um Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá, que se destina a promover a consciência social, ampliar a oferta de serviços e a formação profissional especializada, ao mesmo tempo em que está fomentando o desenvolvimento e a implementação de políticas mais inclusivas. 

As ações visam favorecer a troca de conhecimentos e tecnologias, o diálogo entre as diversas experiências e as políticas públicas municipais e estadual, inclusive em âmbito global, contribuindo assim para a melhor implementação das iniciativas de Economia Verde em todo o nosso território. 

Os frutos deste significativo trabalho em parceria PAGE/Governo de Mato Grosso já começam a aparecer em nível nacional. Mato Grosso passa a ser referência nos estados que compõem a Amazônia Legal, que solicitaram a parceria com a PAGE, por terem observado o profícuo trabalho desenvolvido para a transformação equitativa e sustentável das estruturas econômicas, obtendo a sustentabilidade ambiental, a geração de trabalho decente e a promoção do bem-estar humano.  

Neste momento, só tenho a dizer parabéns Mato Grosso, pelo dinamismo!  

 

Eduardo Chiletto, arquiteto e urbanista, presidente da Academia de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (AAU-MT) 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet