Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Onde estão os paladinos da justiça?

Onde estão os paladinos da justiça?

Terça-feira, dia 23 de novembro de 2021, o STF restituiu a ordem democrática. Essa decisão amplamente divulgada pela imprensa talvez tenha nos dado uma esperança: ainda existe democracia no Brasil, ainda podemos falar o que queremos.

O direito de se expressar é ilimitado, absoluto. Algum membro do MPE de MT disse que não é. Triste ouvir isso de alguém que deveria ser tão preparado, mas demonstra tamanha ignorância. 

O direito de se expressar é infinitamente absoluto, só não o sendo em regimes autoritários, como China e Coreia do Norte. Aqui não, até onde sei.

Fui impedido de me manifestar, coisa que nunca algum dia achei que aconteceria em nosso país. E fiquei isolado nessa briga. Não era possível uma decisão assim. Mas aconteceu.

Um dia eu disse que o Judiciário e o MP de Mato Grosso se protegiam. Será que essa decisão do STF demonstra isso? Se sim, nós de MT estamos perdidos, pois será uma instituição protegendo a outra, e não uma fiscalizando a outra e vice-versa. 

Quando um dia me referi a uma determinada instituição dizendo que ela estava praticando atos imorais, eu só queria que essa tal instituição melhorasse e cumprisse apenas a sua atribuição: fiscalizar as demais. Se ela reconhecesse suas imoralidades, passaria a ser melhor. Mas não, se revoltaram contra mim por ter apontado o dedo para o seu lado podre. 

Meus caros membros dessa tal instituição, sejam mais probos, mais morais e mais honestos. Atuem contra as improbidades, imoralidades e desonestidades das instituições, começando pela sua. A sociedade voltará a aplaudi-los. 

Nossa sociedade não os vê mais como os paladinos da justiça. Estão os colocando no mesmo balaio dos corruptos que vocês teriam que combater.

Corrupção vem do grego e tem esse significado: usar do seu poder para trazer benefícios para si próprio ou para alguém próximo a você. Criar benefícios para ganhar mais do que o teto constitucional é, então, corrupção, ou não? Se for, como um membro de uma instituição corrupta pode investigar, denunciar e punir outros corruptos?

Espero um dia viver num país em que as instituições executoras e fiscalizadoras sejam tão probas, morais e honestas quanto às pessoas e instituições que são seus alvos.

Eu não poderia deixar de manifestar minha gratidão por todas as manifestações de apoio nesse período em que estive “amordaçado”.
Que Deus nos ajude e nos projeta de novas possíveis retaliações por dizer apenas a VERDADE! 

Flávio Stringueta é Delegado de Polícia no Estado de Mato Grosso.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet