Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Os Incríveis 2

Após quatorze anos de espera, a Disney/Pixar deu continuidade à uma de suas grandes animações: Os Incríveis. Felizmente ter de aguardar todo esse tempo valeu a pena, pois a grande surpresa do desenho foi a abordagem feminista que ele trouxe às telas do cinema no final de junho desse ano.  

O filme retrata a história da família Pêra composta por pai, mãe, dois filhos e uma filha, onde os mesmos apresentam superpoderes. Mas, o melhor disso tudo é que a Sra. Incrível (ou Mulher Elástica) é quem dá protagonismo às principais cenas heroicas que acontecem na animação devido ser ela a recrutada por uma grande empresa a testar uma nova tecnologia. Enquanto isso, o Sr. Incrível é quem ficará responsável pelas tarefas domésticas e pelos cuidados com os filhos e filha. Por aí já podemos perceber qual a mensagem que a Pixar quis nos dar.

O filme vai melhorando à medida que os espectadores conseguem notar quão ou mais difícil é a incumbência de ter de cuidar da casa e de crianças/adolescentes, porquanto o pai vai passando por momentos em que ele não sabe mais o que fazer, nem mesmo conseguindo dormir. Por outro lado, a mãe é a maior responsável por tentar salvar o mundo, assim devendo ficar longe de casa a fim de cumprir sua missão. Sim, a mulher é quem vai salvar a humanidade nesse desenho, precisando da ajuda do marido para auxiliar nos afazeres muitas vezes considerados como “trabalho para mulheres”.

Os papéis não estão invertidos como muitos devem achar. Os papéis estão absolutamente certos, do mesmo jeito que se do contrário fosse. Afinal, os pais, em união, devem se ajudar e atingir a paz na família. Pai não é ajudante de mãe. As mesmas responsabilidades que uma mãe tem, o pai também tem, não sabia? Que bom que posso estar aqui e contar essa grande novidade. No transcorrer da animação, Sr. e Sra. Incrível se juntam ainda mais no encargo de conciliar as funções pessoais e profissionais, e claramente dá certo, pois tudo foi feito com o apoio de um e de outro.

É triste que em pleno século XXI ainda tenhamos que dizer isso, mas muitos homens ainda desprezam o fato de que também são responsáveis pelas tarefas domésticas e, quando se tem filhos ou filhas, ainda acreditam que não precisam estar presentes na criação. Por que é que se casou e colocou crianças no mundo, senhor?

Não é a primeira vez que a Disney trata do tema feminismo. Ela já vem nos apresentando princesas empoderadas há algum tempo, tal como Moana, Elsa e Valente, as quais não possuem príncipe e oferecem histórias extraordinárias de independência feminina.

Por mais filmes assim, onde a classificação é livre e podemos desde cedo ensinar às crianças a importância do feminismo nos dias de hoje e fazer entender que incrível mesmo é continuarmos lutando para atingirmos a igualdade de gêneros.
 

Michelle Leite de Barros é Advogada em Cuiabá-MT.
                  
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet