Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Oração pela minha cidade, pelo meu estado, pelo meu país

Todas as manhãs vou para o trabalho e no caminho observo a minha cidade – Cuiabá e Várzea Grande. São dois municípios, mas para mim é como se fosse uma cidade apenas, com a diferença que a segunda é mais judiada que a primeira. Tenho a sensação que as cidades foram abandonadas pelo meu Deus.

Fico com a impressão que Ele se cansou e, assim como fez várias vezes com Israel, se irou e virou as costas para nossa cidade. Parece que desistiu ante tantos desmandos, tanta corrupção, tanta gente ímpia que pouco ou nada se preocupa com o bem-estar do próximo, parecendo que a cada segundo, minuto e hora de sua vida está ali apenas para passar o outro para trás ou levar uma vantagem indevida. Seja no trânsito selvagem, numa fila de banco, no corredor de um supermercado, num estacionamento, numa repartição pública ou numa empresa privada, vejo que o amor pelas pessoas está esmorecendo cada vez mais.

O que encontro são rostos desesperançados, outros entristecidos, muitos enraivecidos e tantos outros à espreita para ludibriar, enganar e mentir. Estou desesperançado em relação à minha cidade, muito embora eu tente, todos os dias, buscar no fundo da minha alma forças para pedir a Deus: tem piedade de nós. Olhe para essas cidades com um pouco de misericórdia e dê-nos um povo menos mau, com alguma vontade de fazer o bem. Que as autoridades locais não pensem apenas em si mesmas e trabalhem em prol da comunidade. Que pensem, apenas por um dia, em não roubar para si mesmos um dinheiro que deveria ser usado para o bem-estar da população. Transforme Senhor a nossa Casa de Horrores em Casa de Bênçãos. Faz esse milagre, milagre esse talvez muito mais difícil que transformar um "monte de ossos em pessoas vivas".

Todos as tardes, ao voltar para minha casa, penso no meu estado. Quanta contradição cabe neste vasto pedaço de terra. Tanta riqueza e tanta pobreza. Tanta gente trabalhando arduamente por míseros trocados, tanta riqueza mal distribuída e tão concentrada nas mãos de poucos. Estado abandonado à sua própria sorte, sem rumo, sem direção, servindo de caixa registradora para pessoas vis se aproveitarem na calada da noite (e à luz do dia também) da boa-fé de uns poucos e da cumplicidade de uns tantos. Tramam noite e dia para se manterem num poder, legítimo por lei, mas ilegítimo pela conduta ética e moral. Fico com a impressão que esse estado, que na sua criação, um dia, recebeu bênçãos incontáveis de Deus, tornou-se um covil de ladrões sem remorsos e sem um sinal sequer de arrependimento.

As pessoas de bem, de um modo geral, entristecidas e desesperadas, se perguntam: meu Deus, onde está o Senhor? Por que não abre os olhos para toda essa vilania, essa torpeza, essa roubalheira? Um estado tão rico e ao mesmo tempo tão pobre? Quando teremos verdadeiros estadistas no poder, ao invés de quadrilhas assaltando os cofres públicos? Quando o Senhor estabelecerá a Sua justiça?

À noite, prestes a dormir, penso em meu país e se não fosse a alegria do Senhor, todos os dias eu adormeceria entristecido. Uma país que também foi tão abençoado em sua criação, hoje parece amaldiçoado. É desesperador ver os rumos que o país está tomando: campeão em assassinatos, quadrilhas nos três poderes, um povo obstinado e ao mesmo tempo acomodado, idólatra e enganador.

Não me admira que o Senhor tenha virado as costas para esse país e deixado esse barco à deriva, conduzido por corruptos e levado a um destino de perdição. Um país que em seu preâmbulo constitucional afirma estar sob a proteção de Deus, mas, de todas as formas, se afasta do Senhor e o nega diariamente. Quanta hipocrisia, quanta impiedade, quanta maldade reina nessa nação. Somos infelizes no dia a dia, mesmo com a alegria do Senhor, pois a Tua palavra diz "Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor", porém, aqui o senhorio é o dinheiro ilícito, o poder malversado, a mentira, a destruição e a torpeza. Tem misericórdia desse país, em nome de alguns poucos justos. Guia-nos Senhor, toma em Tua mão o destino dessa nação corrompida. Não fique por muito mais tempo com as costas viradas para nós.

Como resposta, assim diz o Senhor em sua palavra: "Vocês pisam no pobre e o forçam a dar-lhes o trigo. Por isso, embora vocês tenham construído mansões de pedra, nelas não morarão; embora tenham plantado vinhas verdejantes, não beberão do seu vinho. Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais. Por isso o prudente se cala em tais situações, pois é tempo de desgraças.

Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam. "

Busquemos a Deus sem cessar, orando e nos humilhando perante Ele, clamando por misericórdia, sabedoria e discernimento, até que o Seu Reino seja estabelecido aqui na terra, assim como no céu.
 
          
Eustáquio Rodrigues Filho é Cristão, Servidor Público e Escritor. Autor do livro "Um instante para sempre". Instagram @eustaquiojrf.
 
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet