Imprimir

Opinião

​Advocacia: uma função social

Jean Barros

Um regime democrático pautado pelos ideais de pluralismo partidário, liberdade de expressão e respeito aos valores individuais é construído diariamente pela presença daquele profissional indispensável à administração da Justiça: o advogado. 

Ser advogado é assumir o compromisso diário de lutar para que direitos sejam preservados e garantidos pelo Estado, principalmente aqueles fundamentais, elencados no celebrado Artigo 5º da Constituição Federal, dos quais se destacam a ampla defesa e o contraditório, a presunção de inocência e o devido processo legal. 

É lidar diariamente com dramas humanos. É conscientizar pessoas a respeito de direitos muitas vezes esquecidos e que tampouco chegaram ao conhecimento, ainda que estejamos na era da informação. 

Em um momento de extremismos, marcados pela intolerância aos valores alheios, a atuação do advogado consciente das atribuições do exercício da profissão é fundamental à sociedade. 

O advogado exerce uma função nobre contribuindo na construção de uma sociedade mais justa e digna, atrelada à defesa dos valores da família, da ética e da moral. 

Ser advogado é atuar pela defesa e aperfeiçoamento da Constituição, da sociedade e do Estado Democrático de Direito. Mais do que uma promessa, deve ser encarada como uma filosofia da qual não nos distanciaremos jamais e que cumpriremos ao longo de nossa trajetória profissional. 

Parabéns a todos os advogados e advogadas! 


Jean Barros é advogado e servidor público. 
Imprimir