Imprimir

Opinião

Mercado imobiliário em constante transformação

Victor Bento

Um dos mercados que se transforma com rapidez e possui uma capacidade de recuperação rápida é o imobiliário, como podemos observar de forma bem clara nos últimos anos. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), esse setor deve expandir neste ano de 2023, cerca de 1.5%.

É importante dizer que o Brasil tem pelo menos 17,4 milhões de pessoas que vivem em situação de déficit habitacional. Este dado mostra que o setor tem muito espaço para crescer, temos ainda a perspectiva de queda nas taxas de juros, permitindo assim menores taxas de financiamento imobiliários.

Diante deste panorama acreditamos que já neste final de 2023 haverá um crescimento considerável de procura por novas residências. A demanda no mercado imobiliário é enorme, e, ampla para várias demandas e classes sociais.

Somado a isso, temos atualmente um cenário de intensas modificações no segmento, como por exemplo, a chegada de novos compradores, que buscam renda passiva ao invés de moradia.

E já estamos sendo engolidos por uma nova onda. Os investidores querem imóveis com alta tecnologia, que facilitem a vida do morador e que proporcionem novas experiências. E este é um caminho sem volta.

As áreas comuns dos condomínios não serão mais as mesmas, entregando o tradicional e com utilização restrita, empreendimentos entregues a um ano atrás provavelmente já estejam desatualizados.

Essa era da Inteligência Artificial (IA) nos traz a possibilidade de organizar grandes volumes de dados, garantir informações de qualidade para que o mercado imobiliário evolua. O impacto é geral, desde o anuncio mais preciso do corretor de imóveis para o público alvo do empreendimento, até o abastecimento de compras na residência do morador, baseado nos seus hábitos de consumo, o que trará muito mais praticidade no dia a dia das pessoas.

Estou há bastante tempo nesse ramo e vivenciei justamente algumas dessas transformações. Ingressei na área da construção civil quando eu tinha pouco mais de 17 anos, são 16 anos de atuação.

Costumo dizer que não criamos da nossa cabeça os produtos e ofertamos a mercado, os produtos são feitos pelas pessoas e pelas dores que elas têm. Nosso desafio é entender o comportamento e cotidiano, e buscar soluções dentro do mercado imobiliário que vão ajuda-las no dia a dia, seja pra reduzir o tempo de tarefas ou criar renda passiva para pensar numa aposentadoria por exemplo. Nesse cenário, os apartamentos compactos e os serviços, começaram a atrair de forma bastante generosa o olhar das pessoas, criou-se um novo mercado imobiliário.

Foi assim que decidimos por construir o MoovSmart Home, um condomínio vertical que está sendo construído na capital mato-grossense em um formato inovador. São 84 unidades que devem ser entregues em 2025. 

Seu projeto conta com piscina, academia e espaço gourmet, coworking, pet place, bicicletário, terraço com sky bar temático da Budweiser, lavanderia OMO e academia BTFIT totalmente equipada com equipamento de primeira linha da Technogym. O público já entendeu as vantagens desse modelo e o sucesso é tão grande que não temos nenhuma unidade mais para comercializar, todas estão vendidas. 

Victor Bento é administrador, empresário e empreendedor no setor imobiliário.
Imprimir