Imprimir

Opinião

Olimpíadas estudantis

Licio Antonio Malheiros

O surgimento do termo olimpíadas se deu na Grécia Antiga, no ano 776 A.C, os gregos queriam fazer uma homenagem aos deuses na cidade de Olímpia, aonde se localizava um templo especialmente constituído para sua adoração. Agora, em uma versão mais modesta surgiram as Olimpíadas Escolares, projeto que envolve o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Ministério dos Esportes e empresas privadas, visa à prática esportiva entre os jovens brasileiros, o retorno das disputas estudantis; a exemplo, a EE Presidente Médici realizou no sábado passado dia (06) a abertura das Olimpíadas Estudantis, com término previsto o dia (12), objetivando, maior interação entre os alunos e, promover a inclusão social a partir do esporte, além de detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva.
Teve início no último dia (06), a abertura dos Jogos Olímpicos Estudantis da EE presidente Médici, uma ação conjunta, entre a direção da Escola na pessoa da Diretora Escolar, Maria Antonia da Silva e do CDCE (Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar) tendo como presidente o professor Alex Rufino da Silva e, de todos os professores da referida Escola Estadual, que não mediram esforços, no sentido se transformar esta Olimpíada, em uma referência Estadual.
Os Jogos Olímpicos Estudantil Presidente Médici, conta com uma plêiade de jogos entre os quais: Futsal, Vôlei, Handebol, jogos eletrônicos, além de um Bazar com uma vasta quantidade de roupas em perfeito estado de conservação; o lucro das vendas tem como objetivo, investir cada vez mais em seus alunos, através de ações efetivamente propositivas, como integração e interação social.
O ponto alto, de mais esta Olimpíada Estudantil Presidente Médici, se dá no momento da interação entre alunos e professores, momento em que, quebra-se mais um paradigma; e todos, são colocados em um mesmo patamar, isso é importantíssimo, para que as pessoas possam literalmente se conhecer e, no caso do Médici mais ainda, por se tratar de um colégio de três períodos, isso acaba dificultando sobre maneira, a inteiração entre professores, imaginem vocês entre alunos então.
Ações desta magnitude, assim como, as implementadas pela direção da Escola em consonância com o (CDCE), só vem engrandecer a todos; principalmente pela inteiração entre discentes e docentes, como também, quebra-se aquela visão arcaica e retórica de que, apenas a inclusão da cognição é importante para que os alunos se tornem seres sociais. Fica claro e latente, que a prática esportiva quando bem executada pode aproximar pessoas, e ao mesmo tempo, diminuir as desigualdades socioeconômicas.
Parabéns, pela brilhante iniciativa da EE Presidente Médici em realizar mais este evento de inclusão social, visando à inteiração entre corpo docente e discente.

Imprimir