Imprimir

Opinião

Olimpíadas para idosos

Licio Antonio Malheiros

A melhor idade nos dias atuais vem conquistando seu espaço, em função da abnegação e luta das próprias pessoas que compõe essa faixa etária. Estas resolveram assumir, seu longo período de dedicação e luta como mão de obra qualificada, nos demais segmentos de trabalho, em prol do país; agora nada mais justo, que as mesmas recebam em troca algum tipo de lazer e entretenimento. Isto é o mínimo, a ser oferecido a estas pessoas que ao longo de suas vidas se doaram, visando o crescimento e desenvolvimento da nação.

O Centro de Convivência para Idosos Dra. Maria Ignes França Auad, visando proporcionar as pessoas da melhor idade, uma maior integração e inteiração entre seus freqüentadores, oriundos dos bairros CPAIII e Novo Horizonte, criaram os jogos da amizade.

Este evento singular estará acontecendo de 12 a 15 de Dezembro, obedecendo a uma extensa programação, entre as modalidades desenvolvidas, estarão: caminhada, corrida do ovo, corrida com balão, dança da laranja, dança da cadeira, estouro de balão.

Obviamente é sabido que a estrutura oferecida pela prefeitura não é suficiente para que a equipe de trabalho do Centro de Convivência, possa realmente desenvolver um trabalho a contento. Nesse momento, entra em cena o empenho e dedicação das pessoas que trabalham nessa instituição, a começar, pelo gerente Natalino Alves da Silva, que é um incansável batalhador das causas sociais, que consegue com um limão, fazer uma salada de frutas.

Este Centro dispõe de uma equipe multidisciplinar, no contexto da realização deste evento, algumas pessoas por certo terão maior participação em função da complexidade do mesmo. Por se trata de jogos, entra em ação a Professora de Educação Física, Elismary Renata G. lima, mais uma aguerrida e batalhadora funcionária deste centro de referência, tendo como premissa básica o desenvolvimento das atividades físicas de seus freqüentadores.

O sucesso deste evento é inconteste, pois independentemente de quem sejam os vencedores; a vitória já está garantida, uma vez que o objetivo da mesma é a integração social entre funcionários, idoso e demais freqüentador deste espaço comunitário.

Esta inter-relação aproxima cada vez mais as pessoas, desta forma seus freqüentadores acabam passando mais tempo neste espaço do que em suas próprias casas. Esta afinidade é extremamente salutar uma vez que, dentro do referido centro todos são tratados de forma igualitária, isto acaba aproximando cada vez mais as pessoas, essa inteiração é importantíssima e benéfica a todos, pois acaba diminuindo as possíveis desigualdades sociais.

Parabéns, melhor idade.

Professor Licio Antonio Malheiros, Geógrafo e Pós-Graduado em Didática do Ensino Superior (liciomalheiros@yahoo.com.br)
Imprimir