Imprimir

Opinião

PAC, Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Prof. Raad Y. Qassim

O título desse artigo parece, a primeira olhada, que abrange assuntos desconexos. Com um pouco de reflexão, chegamos ao denominador comum: todos envolvem projetos de infra-estrutura de grande escala com custos em bilhões de reais e tempos de execução de vários anos. Devido a isto, e por que envolvem recursos públicos, devem ser cuidadosamente planejados pela utilização de técnicas sofisticadas de cálculo, levando em consideração diversos aspectos econômicos e técnicos.

Porém, a história não termina aí. Uma vez iniciado, este tipo de projeto deve ser monitorado e, havendo os inevitáveis atrasos devido à demora na liberação de recursos financeiros, fornecimento de suprimentos e materiais e obtenção de licenças ambientais, devem ser re-planejados. O que significa o re-planejamento de um projeto?

Quando um projeto está atrasado, recursos adicionais, tecnicamente conhecidos como de contingência, e que fazem parte de orçamento do projeto, são alocados para acelerar o projeto visando seu término na data prevista no seu plano de execução. Em outras palavras, planejamento e re-planejamento fazem parte da cultura de gerenciamento de projetos de construção de grande escala. Desta maneira, custos de execução e tempos de entrega de projetos serão mantidos e seus objetivos alcançados, resultando no sucesso esperado e desejado dos projetos do PAC, COPA 2014 e OLIMPÍADAS 2016.
Imprimir