Imprimir

Opinião

PED 2009: Petistas de Mato Grosso aprovam a condução do partido

Carlos Abicalil

Mais uma vez o Partido dos Trabalhadores levou milhares de petistas as urnas na realização de seu quarto Processo de Eleições Diretas (PED). No último dia 22 de novembro, mais de 500 mil petistas foram às urnas em mais de 4000 municípios do país, para democraticamente eleger as novas direções nacionais, estaduais, municipais e seus respectivos presidentes. Com isso, o PT, que é o único partido do mundo a realizar eleições internas, reafirmou o seu apego pela democracia, participação e construção coletiva.

Em Mato Grosso, 8.465 petistas, que representa 40% do total de filiados e filiadas, votaram em 134 municípios. Eu me orgulho de ter obtido 5500 votos (63% dos válidos) e ter sido reeleito presidente estadual da sigla. Além da minha recondução, os votantes e as votantes aumentaram a participação da nossa chapa “Construindo um Novo Mato Grosso” no diretório regional. Com cerca de 5 mil sufrágios, que representa 59,95% dos votos. Conquistamos 27 das 45 cadeiras disponíveis no diretório. Também ficamos com nove das 15 vagas da Comissão Executiva Estadual.

A aprovação obtida nas urnas demonstra que os petistas e as petistas apóiam o trabalho realizado pela nossa gestão ao longo desses 22 meses na presidência do PT-MT. Nesse período, a unidade de ação e o respeito à diversidade pautaram a ação partidária e o planejamento estratégico. Sou portador da prática democrática em que a convivência com a diferença é um valor. Entretanto, tomada à decisão coletiva, outro imperativo se faz: a unidade de ação. Assim trabalhamos junto com a maioria dos integrantes do diretório regional e assim continuaremos conduzindo o PT.

A tarefa do PT, que todos os filiados e filiadas em Mato Grosso vamos enfrentar no próximo período, é imensa. Temos de continuar organizando o partido para vencermos as eleições 2010 e 2012.

Para 2010 manteremos o diálogo com todos os partidos da base aliada do governo Lula, pois nossa prioridade é a eleição da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), à presidência da República. Também faremos o planejamento do partido para o próximo ano, visando construir um projeto democrático e popular para o Estado de Mato Grosso.

Voltando ao PED, enfatizo a expressiva vitória em Mato Grosso do companheiro José Eduardo Dutra à presidência do PT Nacional. Dutra conquistou 5314 votos válidos, cerca de 64 %. Os dados do Estado não são diferentes das outras unidades da federação que escolheram José Dutra como presidente do PT. Com 96,36% das urnas apuradas, 58% dos votos são para José Eduardo Dutra, representando pouco mais de 270 mil votos válidos.

O PED em nosso Estado tem um balanço extremamente positivo. Parabenizo, portanto, os candidatos e os eleitos, mas principalmente os filiados e as filiadas do PT, que contribuíram com a democracia interna do partido. Continuaremos trabalhando para engrandecer ainda mais o PT, que em aliança com o povo brasileiro, tem contribuído para o protagonismo histórico que nosso país exerce no mundo contemporâneo.

Entretanto para os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, o PED ainda não foi concluído. Os petistas e as petistas retornam às urnas para escolher os presidentes dos diretórios desses municípios nesse domingo (06).
Imprimir