Imprimir

Opinião

Polícia eficiente x descaso

Graci Ouvires de Miranda

“A mais premente necessidade de um ser humano era tornar-se um humano”. (Clarice Lispector).
 
Devemos alertar as autoridades e sociedade acerca da importância das polícias no nosso cotidiano. Então, dar atenção redobrada no ambiente de trabalho.

É lamentável que os prédios das instituições de segurança pública sejam marcados também por descasos estruturais, tais como os acessos e falta de elevadores para pessoas com dificuldade de movimentação.

Foi revoltante observar a falta de respeito das autoridades em manter um elevador ‘estragado’ em um prédio na Av. Coronel Escolástico, nº/346, Bairro Bandeirantes/Cuiabá-MT, prédio de quatro andares. É desumanização!

É vergonhoso em se tratando de trabalhadores policiais que vivem no cumprimento da Constituição. Estes servidores necessitam estar plenos, fisicamente e mentalmente. Visitem outros prédios públicos e confiram se há elevador danificado? As polícias merecem olhar justo/humano das autoridades, seguindo Constituição: “todos são iguais”.

Os servidores que trabalham nesse prédio têm que descer/subir quatro lances de escada? Que vergonha!  E, mais ainda, ter que traçar metas para investigar e desbaratar quadrilhas. Autoridades que a lei seja aplicada de forma linear para todos os poderes do estado, sem privilégios gerando bem-estar, incluindo os funcionários públicos inclusive as polícias gerando condição digna de vida. As polícias têm funções árduas, solucionam conflitos, tem famílias e mais ainda, trabalham com o risco a vida.

A polícia necessita estar emocionalmente bem. Será que, o estado está preocupado em melhorar o ambiente de trabalho das polícias?

As dificuldades são evidentes também nas delegacias. Desigualdade são gritantes quando nos deparamos com a Galeria de Diretores.

Os homens ficaram dentre 1972-2022, 50 anos no poder, neste período houve 23 homens.  Eles, durante décadas permaneceram no poder absoluto.

Notar-se-á que, em se tratando das mulheres, atualmente encontra-se uma mulher no poder da Diretoria-Geral da Polícia Civil de MT, sendo a Delegada-Geral da Polícia Civil Daniela Silveira Maidel. A delegada Maidel em quantidade de delegados, durante 50 anos de poder, representa 4,166(%). Sendo empossada (12.01.2023).
Sejam céleres para visualizar as necessidades/igualdade das polícias.


(Delegada Daniela Maidel/Foto: PJC)
 
 Graci Ouvires de Miranda, é professora e escritora.
 
 
 
 
Imprimir