Imprimir

Opinião

Reta final

Licio Antonio Malheiros

O Brasil passa por um profundo processo de depuração; na tentativa de extirpar de vez, todo ranço e podridão a nós impostos, fruto do  processo de colonização  exploratório e vil, praticado pelos  colonizadores europeus. Modelo este, que perdura até os dias atuais, fruto, de governos reacionários e excludentes, que por aqui passaram, e continuam atuando, de forma impiedosa e vergonhosa, sucumbindo, diante de modelos arcaicos e impositivos, que não deram certo, em países chamados socialistas, a exemplo, a Venezuela, que em um passado não muito distante, era detentora da economia mais rica da América Latina, graças a seu petróleo.

Até 2005, a Venezuela ainda tinha o PIB per capita mais elevado da América Latina (ajustado pela paridade do poder de compra), hoje o país está mergulhado na maior crise e miséria da sua história. Resultado desse processo desastroso está o desrespeito desse governo, com os cidadãos Venezuelanos, ao ponto, de levá-los a pegar em mercados, carne podre para comer, como forma de sobrevivência; não estou criando nenhum factoide.

Nosso país vive hoje um marco histórico, poderá ou não, dar novos rumos a nossa história, virando essa página, fétida e vergonhosa, praticada por governos reacionários e excludentes, que em nome da democracia, usaram e abusaram da credibilidade de um povo trabalhador e ordeiro.

Existem bons candidatos, porém nem todos, com um passado que possamos aplaudir e acreditar, principalmente por parte de seus apoiadores, e do processo histórico de vida de cada um deles.

Nesse contexto, um candidato  sobressai, por ser ficha limpa, por contrapor aos modelos arcaicos e obsoletos, impostos por uma parte tendenciosa da mídia, que no afã de manter seus ganhos e dividendos através de incentivos fiscais, entre outros ganhos financeiros, atacam copiosamente o candidato Jair Bolsonaro, atribuindo a ele, a pecha de vilão.

 Como atribuir a ele essa pecha, se o nosso país está há 13 anos nas mãos do PT; existindo ai, uma dicotomia entre o que eles tentam imputar a Jair Bolsonaro, com a realidade dos fatos.

Ainda nessa mesma linha de raciocínio, está em curso, em nosso país uma das eleições mais importantes da nossa história, pois iremos escolher, de presidente da República a Deputado Estadual.

Em Mato Grosso, a disputa para deputado estadual, está acirrada, porém os candidatos com mandato estão nadando de braçada, graças a uma série de fatores que todos sabemos.

Nesse ínterim, felizmente vem surgindo alguns emergentes; entre os quais um sobressai na minha modesta opinião, pelo seu histórico de vida, marcado, pela luta e dificuldade financeira, porém, encontrando sempre o aporte da família, que é célula mater da sociedade, tendo como provedores desse sucesso, seus pais, pessoas humildes, porém honestas e trabalhadoras.    

Reporto-me ao candidato Elizeu Nascimento, oriundo de um bairro periférico da capital, altos da serra, pelo qual lutou toda sua vida, mesmo antes de se tornar vereador; sempre executando trabalho hercúleo e diferenciado  in loco, ajudando a população mais carente.

Mesmo depois de eleito vereador, e num segundo momento ficando como suplente de deputado estadual, nunca abandonou seu bairro de origem, foi além, passou a dedicar-se intensamente a outros  bairros periféricos da capital, criando assim empatia natural com a população mais sofrida, os expropriados do capital, pessoas humildes, que necessitam de benefícios que atenda a todos, como saneamento básico, infraestrutura e por ai vai.

Em nosso país precisamos de pessoas com visão municipalista, que atendam a necessidade da população como um todo, e não apenas parte dela, como comumente vem acontecendo, ou atrelando essa ajuda a dividendos eleitorais como comumente acontece, por isso, a importância de votarmos com coerência e exatidão, votando em candidatos ficha limpa, e que tenham um mínimo de comprometimento com a população mais carente.


Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)

 

 
Imprimir