Imprimir

Opinião

Política como missão e vocação

Misael Galvão

Servir ao próximo é uma das ações mais nobres desempenhadas pelo ser humano. Mudar para melhor a vida das pessoas e transformar realidades difíceis em esperança de dias melhores, são, indiscutivelmente, recompensas incalculáveis para aqueles que possuem esta vocação e a missão de desempenhar com dignidade e moral o espírito servidor.

A política realizada de forma correta e honrosa tem esse papel. Isto é, no desenho estruturado de organização social, uma das formas de desempenhar este espírito e ajudar a transformar a vida das pessoas menos favorecidas é, sem sombra de dúvida, a atuação política por vocação e cumprindo a missão com ética.

Nasci em um lar cristão e desde muito cedo tenho clara essa percepção. Neste viés, naturalmente, ingressei na vida pública – guiado pelo efetivo exercício do auxílio, da ajuda. Isto está carimbado na minha trajetória, a luta pelo coletivo, desde a década de 1990, quando eu, vendedor ambulante, me vi obrigado a atuar junto ao Poder Público para defender os interesses de um grupo de trabalhadores, pais e mães de família.

A essência da política está no garantir o bem-estar da população em geral , sem priorizar interesses individuais. A política é a arte de bem servir o povo, mas só cumpre esse papel quem possui a vontade de ajudar ao próximo.

Infelizmente, nem todas as pessoas que assumem uma atuação política, possuem como interesse principal o cuidado com o povo e com a Coisa Pública. É por isso que essa semana, ao iniciar os trabalhos da 19ª legislatura da Câmara Municipal de Cuiabá, como presidente da Mesa Diretora, fiz questão de destacar que na minha gestão à frente do parlamento municipal o patrão é o povo.

Longe da demagogia, o slogan faz parte de uma política que pratico: por vocação e missão. E foi agindo assim tenho o cuidado de atuar pela manutenção da família e o zelo pelos lares estruturados. Minha característica principal é a defesa da família. Desde as famílias dos vendedores ambulantes, passando pelas famílias do Doutor Fábio, bairro em que comecei minha militância no movimento comunitário e onde moro até hoje, chegando a todas as famílias que vivem na nossa Cuiabá.
 
Ao contrário do que se pensa, quem tem o servir como missão não busca na política uma forma de enriquecer. Acreditem, há carreiras mais rentáveis e com menos cobrança do que ser político. São dias intermináveis, reuniões madrugadas dentro, finais de semana recheados de trabalho, momentos em que abrimos mão da convivência com nossas famílias, com nossos amigos, em busca destas conquistas.
 
Tudo isso pode ser visto no novo slogan, adotado pela 19ª legislatura da Câmara, "Você presente". Queremos que a população, nossos patrões, participe mais do cotidiano do Legislativo. Somos seus representantes, seus servidores, e estamos prontos para mostrar resultados sempre melhores. De minha parte, faço isso por missão, por vocação. E sinto-me realizado com isso.


Misael Galvão é presidente da Câmara Municipal de Cuiabá
Imprimir