Imprimir

Opinião

Diário de um Deputado

Eustáquio Rodrigues

Em nota oficial o deputado informa que "ficou indignado quando aquele vereador pé de chinelo escreveu um diário antes de um deputado. Como pode um mero carimbador do município, escrever algo antes do homologador estadual? Fica parecendo um poste mijando no cachorro!" Mas vamos ao que interessa.

Segunda-feira

Dia de voltar pra capital de São Gardenal. De jatinho pago pelo Estado mais rico de Vértix, mais rico para os ricos claro, que graças a nós não paga imposto e quando tem que pagar, sonega e o estado se faz de cego. Resolvi não voltar na Amarok zero comprada pela Assembleia porque as estradas estão péssimas, já que dois terços do dinheiro para o asfalto foi desviado. MAs que se dane, o dinheiro não é meu mesmo. É bom que a Amarok fica com a concubina. E não posso esquecer de pegar o outro carro (são 5 à minha disposição) para deixara com minha esposa.

Terça-feira

Tive um sonho lindo essa noite. Sonhei que tinha tirado a sorte grande e fui indicado para o Tribunal de Contas de São Gardenal. Fora o salário acima do teto constitucional para o resto da mina vida, o cargo me dá a possibilidade de barganhar com o governador e os mais de 100 prefeitos do estado. Conta aprovada somente com dinheiro na conta. Opa, até rimou meu pensamento. Acho que vou virar escritor e mandar a Assembleia publicar minhas memórias. Minhas memórias não, porque senão só vai ter conchavo e enganação. E melhor mandar outra pessoa escrever que eu mal sei conjugar verbo.

Quarta-feira

Outra vez aquele sonho. Ai como seria bom. Poderia empregar quase todos os meus parentes no estado, já que eu teria como negociar com todas as prefeitura a aprovação das contas que quase sempre estão erradas ou maquiadas ou cheias de furos. Acho que vou pedir pro Fulaninho me indicar e eu o indico (eu tinha escrito 'eu indico ele' mas o corretor mandou fazer do outro jeito). E o nome dele é Fulaninho mesmo. Essa Assembleia tem cada nome que até Deus duvida. Como o povo pode votar em alguém chamado Fulaninho? É pedir pra ser enganado mesmo.

Quinta-feira

Hoje é dia de escolha do indicado ao Tribunal de Contas. O pessoal está encrencando porque eu não tenho nem ensino médio. Oras, eu fui eleito democraticamente pelo povo de São Gardenal! E, claro, com alguns milhões comprando votos. Mas e daí? Temos uma das assembleias com maior tolerância e diversidade do país. Pra você ter uma ideia da diversidade: dos 35 deputados, 5 cumprem regime semi-aberto, 8 são condenados criminalmente em primeira instância, 10 são condenados por improbidade (entre os quais me incluo), 7 acabaram de ser denunciados na justiça, 4 respondem inquérito por bater na mulher e apenas 1 está limpo. Por enquanto.

Sexta-feira

O premiado na mega-sena, ou melhor, o indicado ao Tribunal de Contas foi um dos 7 acima. Não sei o que entendem por reputação ilibada ou idoneidade moral, eu também não tenho a mínima ideia do que seja, nem na teoria e nem na prática. Como a vida é injusta. Ainda bem que hoje não tem expediente. Quer dizer, para nós, deputados. Na verdade, hoje é dia de voltarmos pra base eleitoral usando o jatinho pago pelo dinheiro público, para ouvirmos as demandas da sociedade. As demandas dos ricos: incentivo fiscal, vista grossa na fiscalização, asfalto para a fazenda deles e licitações falsificadas. As demandas dos pobres: cesta básica, óculos, consulta com pediatra, chinelo e dentadura.

Sábado

Hoje vai ter churrascada na fazenda de um ex-deputado condenado a 150 anos de prisão, mas que anda pelas ruas como se nada tivesse acontecido. Vai ser uma homenagem a um um ex-vereador que foi condenado a 90 anos de prisão e acabou de ser solto, porque o tribunal de São Gardenal ficou com pena. O churrasco foi organizado por um ex-secretário condenado a 130 anos de prisão mas que curte a noite como se fosse um adolescente. Se juntarmos as penas de prisão de todos os presentes na festa e voltarmos no tempo, chegaríamos na época que a Terra estava sendo formada. Mas o que vale mesmo é a amizade entre nós, que se fortalece com o tempo e a cada licitação.

Domingo

Começaram boatos de que vão impugnar a indicação do vencedor da mega-sena. Eu, como defensor da moral e dos bons costumes, de reputação ilibada (embora eu nem saiba o que seja isso) e de idoneidade moral irretocável (palavrão isso), vou dar todo apoio à apuração dos fatos, pois sou a favor da democracia e da transparência. Ficou bonito esse discurso né? Minha concubina que fez. Vou fazer de tudo agora para ser indicado ao cargo dos sonhos. Vou aprender a ler e a escrever. A fazer as 4 operações básicas da matemática e quem sabe até comprar um diploma de curso superior. Afinal, o cargo vale a pena. Muito a pena!


Eustáquio Rodrigues Filho é Cristão, Servidor Público e Escritor. Autor do livro "Um instante para sempre". Instagram: @eustaquiojrf.
Imprimir