Imprimir

Opinião

Os 250 anos de Cuiabá

Eduardo Póvoas

Para você que não se lembra mais, ou para você que ainda não estava aqui, ou para você que ainda não tinha nascido, vou te lembrar como foi o ano de 1969, ano dos 250 da nossa querida Cuiabá.

Os festejos dos 250 anos de Cuiabá no ano de 1969 começaram no primeiro dia do ano, com uma belíssima procissão de Nosso Senhor Bom Jesus com vários carros alegóricos.

Em Janeiro, tivemos aqui um torneio de box com a presença do Campeão Mundial Éder Jofre. Em fevereiro 3 eventos importantes foram realizados. A- Carnaval dos 250 anos B- 1ª. Mostra de cultura Cuiabana C- Torneio Estadual de Xadrez.

Em março baile tradicional no Clube Dom Bosco para a escolha da rainha dos 250 anos. Eleita a Srta. Márcia da Costa Pereira.

Em Abril, o mês do aniversário, foi realizado no Jardim Alencastro o festival de valsas e ranqueados cuiabanos, música clássica, gospel, popular e carnavalesca com danças folclóricas e regionais, apresentando músicas de muitos compositores regionais.
Dia 7, noite cívica na praça da República e Alencastro.

Aqui houve o hasteamento das bandeiras de todos os países da América do Sul, de todos os estados brasileiros e uma salva de tiros de canhões.
Descerrou-se a cobertura do monumental bolo em comemoração dos 250 anos, em forma do marco do centro geodésico (aquele que se encontra em frente a Câmara Municipal.

Dia 8 de abril, o grande dia, Cuiabá acorda com uma alvorada festiva em diversos pontos da cidade, depois uma missa Pontifical e após parada militar e escolar com grande número de carros alegóricos. A rainha desfilou em um carro puxado por quatro cavalos brancos, dentro de uma grande bateia simbolizando a riqueza da cidade. Depois o corte do bolo com a espada que pertenceu ao bandeirante Pascoal Moreira Cabral.

Após a comemoração do lançamento do selo comemorativo e a tarde um quadrangular de futebol reunindo o primeiro colocado do rio de Janeiro, o América F. C, o primeiro colocado de São Paulo, o santos com Pelé e vários craques mais o Mixto e o Dom Bosco daqui.

A noite um baile monumental no Clube Dom Bosco. Você acha que acabou? Engano seu.

Em Maio, festa do Divino espírito Santo e lançamento do primeiro guia turístico de Cuiabá.

Em Junho realizou-se as inúmeras festas juninas e a festa do peixe.

Em julho realizou-se a tradicional festa de São Benedito e a Exposição Agropecuária e Industrial.

Agosto houve um “Ajuri Nacional” realizada pela Associação Nacional dos Escoteiros e os primeiros jogos florais Mato-grossenses.

Setembro foi a vez da festa da primavera, com desfile pelas ruas da cidade e baile no Clube Dom Bosco.

Outubro foi realizada a primeira festa da cerveja de Cuiabá em área aberta com desfiles de trajes típicos.

Em Novembro realizou-se aqui um Congresso da Maçonaria reunindo todas as Lojas Maçônicas do estado. E em 22 deste mês se inaugura a nova sede da Loja Acácia Cuiabana.

Dezembro foi realizada distribuição de Medalhas e Diplomas, e dia 31 a inauguração da estátua dos Bandeirantes e a noite um extraordinário baile no Clube Dom Bosco. Isto tudo acontecido no ano de 1969, teve o Coordenação do Senhor José Rabelo Leite competentíssimo Presidente da Comissão dos 250 anos de Cuiabá.


EDUARDO PÓVOAS- PÓS GRADUADO PELA UFRJ.
Imprimir