Imprimir

Opinião

Energias Limpas e a Biosfera Terrestre

Licio Antonio Malheiros

A busca incessante por energia limpa em nosso país vem se tornando uma constante, tendo em vista, a utilização   de matrizes energéticas provenientes de   fontes energéticas renováveis como a energia solar, ou fontes não renováveis como combustíveis fósseis. Fontes de energia são recursos naturais ou artificiais que possibilitam a produção de energia. Atualmente em nosso país são mais usadas as fontes de energia: hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e atualmente os biocombustíveis, além de outras que são utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.

Infelizmente, a maior parte  dessas fontes de energias citadas, são consideradas, sujas, tendo em vista o alto grau de poluição, proveniente das mesmas, os efeitos nocivos delas, afetam sobre maneira o ar que respiramos e o que é pior, causando poluição ambiental, além  de gerar, problemas de saúde. As pessoas mais   atingidas encontram-se nos grandes centros urbanos, além de causar esse efeito maleficio aos homens,  provoca ainda,   o aquecimento global e  mudanças climáticas.

Em Mato Grosso, o ambientalista e gestor ambiental pela UFMT Emerson Santana de Almeida, se dedica há 8 anos a implantação no Estado, do uso das energias renováveis, em especial a solar, projeto este intitulado, "consultoria solar cidadã" através de diversos  projetos inovadores. Criou um "carrinho solar" em 2012 utilizando um painel solar fotovoltaico, com a finalidade de gerar, energia elétrica limpa, colocando para funcionar uma bomba d'água Solar, com baixo custo; o mesmo fez demonstrações, e faz in loco, mostrando a importância da utilização desse importantíssimo sistema de produção de energia.

O ambientalista frisa também, a quantidade de matéria prima existente em nosso estado, para implementação desse sistema, tendo em vista, 100%, de a energia ser proveniente do sol, fonte abundante em nosso estado. Fazemos parte, dos estados com maior potencial de radiação solar de qualidade, tanto para geração de energia elétrica, como também, para área térmica, no aquecimento da água para banho.

O Sr. Emerson é autor do projeto de lei, apresentado em 2015, dando  obrigatoriedade na instalação de sistemas térmicos solares nas casas populares de MT.

 No Brasil, vai para 10 anos esta inovação, Eólica e Solar, com base na normativa 482/2012, a qual nos permite micro e mine, gerar energia elétrica desde que, sejam provenientes de fontes renováveis. O bolso, o meio ambiente, e as futuras gerações, agradecem a utilização de energia limpa.

O ambientalista em questão sente a ausência do poder público, no sentido de auxiliá-lo na  implementação desse brilhante projeto, que poderia ser levado e executado, na utilização dos mesmos, em conjuntos habitacionais, escolas estaduais, creches e por ai vai; a semente já foi lançada, basta agora regá-la para que possa dar bons frutos.

Parabéns geógrafos!


Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo.
Imprimir