Imprimir

Opinião

10 formas de Amar

Eustáquio Rodrigues Filho

Já dizia o poeta que Amar é verbo intransitivo, isto é, não necessita complemento. Tenho que discordar dele, pois amar só tem sentido com complemento. E temos vários à disposição.

Se pudéssemos resumir toda a Bíblia em um único assunto, esse assunto seria "Amor". E não falo de sentimento, pois amor não é sentimento. Diferentemente da paixão ou estar apaixonado – algo pernicioso que turva nossos sentidos e é "dependente" do objeto da paixão – o "amar" é uma atitude serena que gera frutos independentemente da reação do objeto amado.

Muitas pessoas (eu me incluo) têm dificuldades de demonstrar amor. Seja por não ter recebido na infância, seja por algum trauma, seja por falta de entendimento por não saber exatamente o que significa, por timidez ou até mesmo por achar que não exista alguém que possa ser objeto de seu amor. Esqueça tudo isso. O amor é algo tão simples que deixa a simplicidade envergonhada. Deus é Amor e sendo Deus multiforme, Ele criou tantas formas de amar, que só não ama quem não quer. Se alguma vez você já se perguntou qual o sentido da vida, a resposta pode até ser constrangedora: o sentido não está em ser famoso, ser rico, descobrir a cura do câncer, alcançar o poder, a glória, o trono de ferro ou quaisquer outras coisas que se assemelhem a isso. O sentido da vida é amar. Jesus veio até nós para amar e, se Deus se fez homem para demonstrar amor, e nosso objetivo enquanto filhos de Deus é nos tornarmos iguais a Jesus, não nos resta outra alternativa, senão amar. Supere, em Deus, suas limitações de demonstrar amor e ame infinitamente, incondicionalmente, não só seus amigos, parentes, pais e filhos (pois isso é fácil, já disse Jesus); ame o estranho, os inimigos, aquele que tenta puxar seu tapete, o motorista folgado que tenta furar o retorno às 6h da tarde ou o condômino bêbado que fica gritando no salão de festas do seu prédio madrugada adentro. Ame a todos. E se você ainda não sabe como demonstrar amor, aí vão alguns exemplos.

1 – Visite doentes em hospitais – muitas pessoas enfrentam a dor física de uma doença amplificada com a dor da solidão. Às vezes, um abraço, uma palavra de conforto ou de carinho pode surtir um efeito maior e mais eficaz que o remédio que ela está tomando.

2 – Doe seu tempo para uma causa social – hoje temos o costume de dizer que não temos tempo pra nada ou que o tempo está corrido. Besteira. Sempre temos tempo sobrando. Dedique um pouco de seu tempo a uma causa social e veja o quanto você é um privilegiado.

3 – Doe parte do seu dinheiro para uma instituição de caridade – alguns ganham muito dinheiro. Outros ganham o suficiente. Outros mais ganham bem pouco. Porém, há uma multidão que não tem nada. Ajude uma instituição de caridade, mesmo que com um valor irrisório.

4 – Abrace e beije seus filhos e/ou seus pais – quantas vezes olhamos pra trás e percebemos que podíamos ter abraçado e beijado mais as pessoas mais próximas a nós. Muitas vezes essas pessoas não estão mais aqui. Aproveite! Beije, abrace enquanto ainda dá tempo

5 – Dirija civilizadamente – um dos lugares que mais odiamos as pessoas é no trânsito. Caótico, incivilizado, arena da falta de educação, o trânsito é um dos lugares perfeitos para mostrarmos o pior de nós. Inverta isso. Comece a demonstrar amor (e paciência) com os folgados.

6 – Trate da mesma forma (e bem) o porteiro da empresa e o dono dela – mais que educação, tratar bem as pessoas é um ato de amor. E não só as pessoas que possam trazer algum benefício a nós (isso é interesse!), mas a todos aqueles que cruzam nosso caminho, independentemente da conta bancária.

7 – Dê sorrisos – num mundo em que se discute tanto por pouca coisa, em que a polarização acéfala beira o ridículo, trate o mundo com o melhor de si. E o melhor de nós, em qualquer situação, pode ser expressado por meio de um simples sorriso.

8 – Elogie – hoje lemos, vemos e falamos tanta "borracha" que nos esquecemos das palavras de afirmação, de incentivo, de motivação. Se não houver nada edificante para dizer, se cale. Mas se não deseja ficar calado, elogie. Nem que seja o "nada". Mas elogie.

9 – Ofereça ajuda – temos a ilusão de que somos autossuficientes. De que não devemos depender de ninguém para vivermos nossa vida. Isso é um grande engano. Desde que nascemos até morrermos, sempre vamos precisar de alguém. Ajude as pessoas e lembre-se o quanto você já foi ajudado.

10 – Ame aos outros como ama a si mesmo – o segundo maior mandamento de todos. Se a Bíblia pudesse ser resumida em 2 frases, seria essa e a outra (Ame a Deus acima de todas as coisas). E aquela frase é uma das mais sábias, amorosas e simples do mundo. Imagine como tudo seria diferente, se a praticássemos?
 
 
Eustáquio Rodrigues Filho é Cristão, Servidor Público e Escritor. Autor do livro "Um instante para sempre". Instagram: @eustaquiojrf.
Imprimir