Imprimir

Opinião

Frases machistas

Michelle Leite de Barros

Sabe aquelas frases bem machistas que nós costumamos ouvir desde que somos crianças? Então, elas não são engraçadas, não te fazem mais “homem” e nós não achamos bonitas, ou seja, não causam nenhum impacto bom sobre nós, apenas dó do seu tipo de pensamento.

Vou citar algumas para que os seres machistas que habitam nossa sociedade possam se enxergar nelas e fazer o favor de parar de usá-las. Mas, se quiser continuar utilizando, fique à vontade, não me responsabilizo pelo péssimo papel que estará fazendo.

“Mulher no volante, perigo constante”. Uma pesquisa da Revista Auto Esporte disse: “Mulheres ao volante: Estatísticas indicam que elas dirigem melhor”. Veja só, a sua frase machista acaba de virar uma mentira e você não vai querer se passar como o Pinóquio da turma, vai?

“Uma mulher só é completa quando tem filhos”. Coitada daquelas que não podem ter filhos e não querem adotar, viraram extraterrestres na cabeça dos machistas.

“Mulher não sabe jogar futebol”. HAHAHAHA Essa eu não precisaria comentar, mas vamos lá: Marta Vieira da Silva, futebolista brasileira escolhida por seis vezes como melhor do mundo, sendo cinco de forma consecutiva.

“Mulher falando palavrão é feio”. Machista falando é horripilante.

“Você deve estar naqueles dias”. Se com “naqueles dias” você quer dizer “menstruada”, pode usar essa palavra, ela não morde não. Menstruação é normal, sabia? Pode consultar uma médica ou um médico que eles dirão para você o que significa. Ah, e se eu estiver menstruada é porque o meu corpo está cumprindo a sua função, tal como respirar
.
“Homens preferem cabelos compridos”. É só deixar o cabelo crescer, menino. Se você parar de cortar, ele cresce bastante até os pés, aí fica a seu critério como você se sente mais bonito.

“Mulher tem que se cuidar”. Aí eu concordo. Mulheres, homens, crianças. Saúde em primeiro lugar, né? Obrigada pela sua preocupação.

“Ele pega no seu pé porque gosta de você”. Não, meu bem. Ele pega no pé porque é um ciumento, possessivo e inseguro. Ou ele vai se tratar dessa doença ou ninguém vai querer ficar perto dele. Não romantize o ciúme, é feio. 
  
Essas e muitas outras frases, meninas, vocês encontram toda hora a cada esquina. Mas vou dar uma dica de amiga. Quando ouvir qualquer uma delas, faça uma cara de paisagem e pergunte: Não entendi, pode me explicar? Sente e observe o machista nervoso tentando se justificar.
 
Michelle Leite de Barros
Advogada em Cuiabá-MT
Imprimir