Imprimir

Opinião

Pai, sinônimo de vida

Licio Antonio Malheiros

No segundo domingo de agosto, comemora-se o dia dos pais, uma data importantíssima para nós, pois nossos pais, são os responsáveis direto pelo nosso existir. Porém nesse contexto, falamos tanto dos pais biológicos, como os adotivos, que muitas vezes, acabam exercendo papel singular em nossas vidas, oferecendo-nos: oportunidade, consideração, dedicação e o mais importante o reconhecimento.
  
Nesta data tão importante, quero parabenizar a dois pais que para mim, são importantíssimos no contexto de vida, pessoas que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o bem-estar das pessoas.

 O primeiro, meu pai,  Licio Malheiros in memoriam, aquele que me colocou no mundo, me ensinou e passou, muitas lições de vida importantíssimas para mim, mostrando sempre, o caminho do bem, da honestidade, da retidão de caráter e por aí vai. 

Licio Malheiros, homem simples, oriundo de uma família tradicional, porém, sempre procurou atender a seus familiares, dando sempre o melhor de si a todos, não apenas, a partir dos seus ensinamentos, como também, sempre serviu de exemplo a todos nós, mostrando a importância da honestidade e retidão de caráter.

Pai, de uma considerável prole, éramos 6; porém a vida as vezes nos prega peças, eu, Licio Antonio Malheiros o primogênito, consegui acompanhar de perto a trajetória do meu pai, participando pari passu de sua vida, a segunda, Maria Auxiliadora Malheiros, também sentiu e acompanhou de perto o modo Licio Malheiros, de cuidar dos filhos, a terceira, Rosilene Maria Malheiros, foi ela, quem empreendeu junto com meu pai no ramo do comércio, o quarto, Roberto Malheiros, chamado  carinhosamente pelo  apelido de Robertinho; meses após seu nascimento, infelizmente veio a falecer, esse foi sem dúvida alguma, o momento mais triste da vida dele, ficou muito abatido, porém tomado pela fé inabalável em Deus, deu sequência à sua vida.
 
Dando sequência, o quinto Marcelo Malheiros, o mais arteiro de todos, vou relatar, um fato ocorrido com o mesmo. Naquela época, era comum meu pai levar toda família para tomar banho de rio, principalmente em Bom Sucesso, nessa época, meu pai ainda bebia, e levava bastante cerveja e ficavam bebendo à margem do rio, enquanto as crianças, não desciam no rio sem a presença de um adulto.

Eis que alguém grita, tem alguém se afogando, papai como já conhecia o Marcelo, já desceu correndo, e constatou o que havia imaginado, era o Marcelo se afogando, meu pai o pegou pelo cabelo e o arrastou até a margem do rio; ele, literalmente andou sobre as águas. Hoje o próprio Marcelo, comenta nas reuniões familiares, que apenas ele e Jesus Cristo andaram sobre às águas de um rio.

O caçula Eduardo Malheiros, já teve vida mais fácil, nessa época, meu pai já estava mais flexível, portanto, ele pegou os momentos mais tranquilos, mesmo assim, sempre pautado na responsabilidade por ele imposta.
   
O segundo pai, a quem rendo homenagem nesta data tão importante, reporto-me, ao deputado estadual Elizeu Nascimento, que além de seus filhos biológicos adotou   uma considerável prole, 21.347 filhos que no último pleito, votaram nele maciçamente, acreditando em seu potencial e disposição em legislar para os mais humildes, hipotecando ao mesmo um mandato de 4 anos.

Pode parecer fisiologismo, porém não é, trata-se de uma constatação, entre os 24 parlamentares daquela casa de leis. Ele, se destaca, não apenas pelo trabalho hercúleo desenvolvido nesta 19ª legislatura, como também, pela visitação in loco, em muitos municípios do Estado, buscando demandas e constatações das reais necessidades dos mesmos. 

Ele, em sua simplicidade, acabou quebrando paradigmas, apesar de ter recebido votação expressiva em 140, dos 141 municípios existentes. Mesmo assim, após   sua eleição, não deixou o bairro que o projetou à vida pública, Altos da Serra, mantendo residência fixa no mesmo, convivendo com as pessoas que o projetou, forma carinhosa de valorizá-los.

Parabéns, a todos os pais deste imenso país! 
 

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo.    
    
Imprimir