Imprimir

Opinião

O Alvorecer da Liberdade em Mato Grosso.

Juliano Rafael Teixeira Enamoto

Acordamos hoje sob auspícios de esperança e aliviados com um breve aroma de liberdade, ocorrido após a sanção da Medida Provisória 881/2019, agora tornou-se oficialmente Lei, a Lei Federal 13.874/2019.

Dirimida as discussões nas Casas Legislativas e superada ameaça de judicialização (com consequências incomensuráveis a depender do Douto Entendimento de algum Magistrado), certo, mas e agora? O que devemos fazer? O que podemos fazer?
Devemos avançar na Liberdade Econômica, tornando a Lei Federal 13.874/2019 plenamente atuante nos municípios brasileiros, desde suas metrópoles aos rincões mais provincianos, todos, absolutamente todos os lugares!

Aqui no Estado do Mato Groso, o qual encontramo-nos em uma grave crise fiscal (que deve ser objeto de um artigo específico sobre o tema), o tema vem sendo tratado com prioridade, desde a esfera Estadual, com o Deputado Estadual e Coordenador do MBL em Mato Grosso, Ulysses Moraes, o qual apresentou o Projeto de Lei Complementar nº061/2019 que trata da: “Declaração Estadual de Direitos de Liberdade Econômica, que estabelece garantias de livre mercado e dá outras providências”, destacando ainda a Audiência Pública do dia 22/07/2019, ambas as ações, somadas a outros atos igualmente relevantes como o “Código de Defesa do Empreendedor” ajudam a fomentar a Liberdade no ambiente Legislativo Estadual, congregando a população a participar e tomar conhecimento.

No âmbito municipal há notícia do protocolo da “Lei de Liberdade Econômica” no Município de Sinop (ocorrido no dia 25/09/2019), protocolado pelo Vereador Adenilson Rocha (PSDB) que também é Coordenador do MBL naquele Núcleo Municipal, sendo que o Município de Sinop é um dos mais prósperos, impulsionado pelo Agronegócio, certamente tal Projeto de Lei, terá a capacidade de catalisar o crescimento na cidade e naquela região do Mato Grosso.

Há um caso que merece destaque, no Município de Várzea Grande(próxima de Cuiabá)com a 2ª maior cidade de Mato Grosso, o Coordenador do MBL local, Gesenilton Nelo, ousou arriscar e conseguiu! Além de obter uma reunião com o Presidente daquela Câmara Municipal (Vereador Fábio Tardim) conseguindo não apenas protocolar o projeto, mas explicar sua importância, seus reflexos e além disso na Sessão à noite, foi lido o projeto e principalmente houve a clara manifestação que aquele Projeto de Lei torne-se realidade em Várzea Grande, boa Gesenilton!

Essas ações não são únicas, isoladas ou sem coordenação. Há um grande desejo que sejam protocoladas, aprovadas e integradas a Lei de Liberdade Econômica, não apenas nos municípios, mas na vida das pessoas, seus empreendedores. Mas o MBL sabendo que é uma tarefa hercúlea, soube procurar parceiros, que comungam do mesmo projeto de visão e tenham plena compreensão dos fatos, partilhando da cosmovisão econômica, encontramos em figuras do Partido Novo em Mato Grosso a parceria que nos ajudará a obter em menor tempo e maior alcance esta ação.

Já há compromisso que o PL seja protocolado nas cidades de Sorriso, pelo Coordenador do MBL Gustavo Mendonça, que entre um Ippon e outro irá dispor dos meios necessários para que Sorriso, não tenha apenas o título de Capital do Agronegócio, mas seja o Celeiro do Empreendedorismo.

Na distante e bela Jaciara, com suas cachoeiras paradisíacas, o Coordenador Local Leônidas Leitão, o qual possui um vlog “Eu Sou Cidadania”, buscará trazer ao debate não apenas Jaciara, mas a região, sendo que a Liberdade Econômica, poderá inclusive impulsionar o turismo na cidade e na região, com facilidade do ambiente de negócios!

Na cidade de Rondonópolis, há um jovem coordenador, Marcos Vinicius, que é Vereador Mirim da Câmara de Rondonópolis e buscará tornar realidade a Liberdade Econômica, naquela que possui a 3ª maior população de Mato Grosso, juntamente com o representante Estadual do Novo naquele Município Arthur Bosco Oliveira Lopes, que entre uma frase de latim e outra saberá juntamente com Marcos Vinicius lutar pela aprovação naquela cidade, certamente são líderes em sua cidade (“Non Ducor Duco”).

Há ainda menção que serão protocolados presencialmente nas cidades de Alta Floresta, Sapezal, Campos de Júlio, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde. Além do protocolo por e-mail ou outro meio eletrônico disponíveis aos demais municípios.

Estas ações, não podem ocorrer no confortável ambiente de um escritório ou gabinete, iremos as ruas, conversaremos com representantes locais, que muitas vezes criticamos e provavelmente iremos continuar criticando, buscaremos apoiar a aprovação e integração desta lei no cotidiano das pessoas, na rotina do empreendedor, deixaremos disputas locais para somarmos forças, demonstrando maturidade política.

Não estamos vendo a história acontecer, estamos ajudando a construir a história em Mato Grosso e você?

Juliano Rafael Teixeira Enamoto, é Católico, formado em Direito e Servidor Público Municipal de Sapezal
Imprimir