Imprimir

Opinião

A contabilidade como instrumento de gestão

Bolanger José de Almeida

A contribuição do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso em realizar, com início no dia 22 até o dia 24 do corrente mês, no Teatro Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa o primeiro  "CONGRESSO MATOGROSSENSE DE CONTABILIDADE" com o tema "O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL DO FUTURO" é de uma importância fantástica para o crescimento desse profissional. O tema a ser abordado dará a dimensão e o rumo a ser tomado. Entendemos que os profissionais da contabilidade devam participar para avaliar sobre futuro a ser construído. 
            
A contabilidade de Mato Grosso desde os anos setenta teve um crescimento espetacular por ter sido criado na Universidade Federal de Mato Grosso o primeiro curso de Ciências Contábeis no ano de 1972. De lá até nossos dias, especialmente após os anos noventa, vários cursos dessa belíssima profissão foram implantados, em diversas regiões, e formando profissionais de qualidade para o mercado..
           
Experimentamos nesses anos um crescimento vertiginoso da economia de nosso estado, sendo que esse profissional da contabilidade deu suporte a este avanço, com uma qualidade que nossos empresários precisavam, nas diversas áreas do conhecimento contábil, como: consultor na área tributária, de gestão de pessoas, compliance, reengenharia e outras. No campo contábil a Elaboração e análise das Demonstrações Contábeis, a implantação e gestão de custos, auditoria e perícia contábil, enfim, tantas outras habilidades que esse profissional oferece ao mercado.
           
O Contador ou Bacharel em Ciências Contábeis quando bem preparado agregando valor às empresas, aplicando e difundindo seus conhecimentos em uma organização quer seja ela pública ou privada tem uma boa remuneração que lhe dá tranquilidade para exercer sua profissão com esmero, dedicação, transparência e auxilia no desempenho e aumento do lucro ou na redução de custos. Poderíamos afirmar que, sem sombra de dúvidas, é uma profissão que empodera e, no campo profissional todo dia tem um desafio de trazer algo novo e moderno para quem presta os seus serviços.
           
Voltando a falar do crescimento da profissão contábil, ela se dará com o conhecimento e desenvolvimento de softwares com aplicativos voltados para a produção de dados integrados, controle e divulgação das informações. A utilização desses softwares e equipamentos de inteligência artificial deverá ser exaustivamente estudada pelos operadores da contabilidade para que seus usuários tenham informações disponíveis nos tablets, smartphones e outros meios que propiciem a tomada de decisão em tempo real.

BOLANGER JOSÉ DE ALMEIDA, Contador e professor universitário e ocupou vários cargos como subsecretario no Estado e prefeitura de Cuiabá, Várzea Grande e Rosário Oeste. Atualmente é Assessor do Deputado Faissal Calil na Assembleia Legislativa.  
Imprimir