Imprimir

Opinião

Enquetes rumo ao Senado

Licio Antonio Malheiros

Desde o momento em que, foi decretada a cassação do mandato da senadora Selma Arruda (Pode-MT), e de seus suplentes por abuso de poder econômico e caixa dois durante as eleições de 2018. A Corte também determinou que ela fique inelegível por oito anos.

Dando sequência ao pedido de cassação proveniente de votação colegiada, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir desse momento, o senado federal foi notificado desta votação, o presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP), foi notificado na quinta-feira (19) da decisão de cassação, que pede execução imediata da perda de mandato e a convocação de novas eleições, por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TER) de Mato Grosso, que também já foi notificado da decisão.

Apesar, do amplo direito de defesa facultado a senadora Selma Arruda, para que ocorra lisura total no processo de cassação; porém na história do Senado, a Mesa Diretora, nunca contrariou uma decisão judicial de cassação.

Mesmo assim, o senado deverá ler o acórdão da decisão e abrir o prazo de defesa para Selma Arruda apenas no dia 4 de fevereiro de 2020, quando ocorrerá a primeira sessão do Senado após o recesso legislativo.

Diante das explicações acerca desse imbróglio e das possíveis e reais possibilidade de uma nova eleição, para ocupar a vacância deixada pela senadora Selma Arruda. Vários sites da capital e do interior, criaram uma série de enquetes, visando saber as reais condições de disputa ao cargo da senatória, aos postulantes, a essa tão cobiçada vaga.

Dentre os nomes citados como postulante a esse cargo de importância singular e de destaque, foram colocados em três das enquetes já realizadas, nomes de deputados estaduais, senadores,  enfim uma plêiade de pessoas ligadas a política estadual e federal.

Surge como grata surpresa, entre tantos outros postulantes ao cargo, deputado estadual, Elizeu Nascimento (DC), este vem se destacando; como emergente, oriundo de um bairro periférico da capital, Altos da Serra, ele, o defende com unhas e dentes, além disso, é ferrenho detentor de trabalhos municipalistas, tanto é verdade que a União Cuiabana das Associações de Moradores de Bairros, entidade que reúne 220 associações comunitárias, hipotecou a ele total apoio.

Oriundo, da gloriosa Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, nutre pela instituição   total apoio  e determinação, nas causas e ações que a envolvem. Obtendo, apreço e carinho de todos os militares, desde praça até o graduado   oficialato; isto, lhe dá visibilidade e credibilidade.

As enquetes por si só, refletem   o carinho e admiração da população, para com esse senhor. Das duas enquetes realizadas, em que participou as venceu, ambas foram realizadas pelo site, "A Bronca Popular", no último dia 20, quando Elizeu disputou a preferência do eleitorado para o Senado.

Pasmem os senhores, o Elizeu Nascimento obteve 519 votos favoráveis (51%), enquanto o outro postulante, José Medeiros, obteve 491 votos (49%). Disputou outra enquete   vencendo Neurilan Fraga, na qual obteve 78% dos votos, contra 22% dos votos do Neurilan Fraga.   

Isso, só vem reforçar, a grande atuação desse parlamentar na esfera estadual, demonstrando força, e acima de tudo humildade, ao galgar os degraus a ele impostos.               


Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo

 
Imprimir