Imprimir

Opinião

A recuperação das sobrancelhas através do transplante capilar

Victor Albuquerque

Com o advento da técnica FUE (follicular unit excision), a cirurgia de transplante capilar além de funcionar muito bem para calvícies masculinas e femininas, como vimos em outros artigos, também se mostra uma excelente ferramenta para o preenchimento de áreas menos usuais, mas não menos importantes, como as sobrancelhas.

Como todos sabemos, mulheres delineiam as sobrancelhas há muito tempo através da retirada de fios de locais indesejados deixando-as mais finas e com um aspecto mais arqueado (formato gaivota). Porém, com este processo vai destruindo os folículos capilares da região e alguns deles se perdem com a idade ou vão ficando cada vez mais finos e fracos.

Uma das saídas mais usadas para resolver o problema é a pigmentação que simula os fios perdidos. É aí que entra o transplante de sobrancelhas. Um procedimento cirúrgico e muito delicado; microscópico e artístico.

Nesta técnica, o cirurgião retira folículos do couro cabeludo de regiões que possuem os fios mais finos (como da nuca por exemplo) e transplanta para a sobrancelha seguindo um design de acordo com o desejo e perfil facial da paciente.

Todo o procedimento é feito com anestesia local, sem a necessidade de internação do paciente e sem deixar cicatrizes. O resultado final é visto entre 6 a 12 meses. É importante ressaltar que os fios transplantados passam a ser definitivos no local do implante.

Ah, também é possível repor fios perdidos nas sobrancelhas após traumas, ferimentos, queimaduras ou retirada de tumores locais.  A cirurgia reparadora apresenta excelentes resultados que deixam as sobrancelhas como antes do trauma.


Victor Albuquerque é cirurgião plástico especialista em transplante capilar. CRM-MT: 8623. RQE: 3790. Insta: @drvictorbuquerque
Imprimir