Imprimir

Opinião

O que o Carnaval tem a ver com depressão?

Manoel Vicente de Barros

O feriado de Carnaval, apesar de ser ansiosamente aguardada pelos foliões, traz alguns gatilhos que podem piorar a saúde emocional de qualquer um, principalmente quem já está passando por dificuldades.
 
Excessos
 
Todos esquecem as regras, mesmo quem é controlado nessa época pode abusar mais do álcool e fazer uso de drogas ilícitas, ambos com prejuízos reais à saúde. O Álcool já é conhecido por piorar a Depressão, seja durante seu efeito ou no dia seguinte, a "ressaca moral" após o consumo excessivo pode ocorrer com sérios pensamentos depressivos.
 
As drogas ilícitas têm potencial de desencadear crises de ansiedade e pânico, mesmo que a pessoa nunca tenho passado por um quadro assim.
 
Multidão
 
Os blocos de rua e festas em clubes estão sempre lotados e multidões podem ser bastante claustrofóbicas. A sensação de sufocamento pode desencadear crises graves de pânico, como nem todos os locais possuem atendimento médico ou do corpo de bombeiros a pessoa pode se ver realmente sem saída.
 
A dica nesse caso é já se antecipar e procurar locais seguros mais vazios combine com seus amigos onde se encontrar caso alguém passe mal e precise tomar um ar.
 
Sono
 
Seja pela festa ou pelo barulho causado por elas, nem todo mundo dorme bem nessa época.
 
A privação de sono por mais de um dia seguido altera todo o relógio biológico do nosso corpo, cansaço, humor irritado ou deprimido podem aparecer nos dias seguintes.
 
 É possível festar de dia, se programe para não emendar dois eventos noturnos em dias consecutivos, quem está descansando aproveita melhor.
 
Respeito
 
"Não é Não", a campanha para respeitar mulheres nos blocos de Carnaval já está por aí, que tal respeitar também quem não está no clima da festa?
 
A pessoa com Depressão tem dificuldade de se conectar com outras, não consegue se divertir com tanta facilidade, mesmo que faça muito esforço, não adianta insistir e levar quem está sofrendo a força para um evento. A angústia de estar "decepcionando" os amigos e familiares deve só piorar a situação.
 
Deixe quem quer curtir em casa, em retiro espiritual, ou assistindo televisão e séries,  ter seu espaço. Respeito é a melhor manifestação de empatia.
 

Manoel Vicente de Barros é Médico Psiquiatra em Cuiabá e atua no tratamento de Depressão e Ansiedade, CRM 8273, RQE 4866.
Imprimir