Imprimir

Opinião

Vantagens da Recuperação Judicial

Eri Regitano

A recuperação judicial, processo utilizado por uma empresa ao enfrentar dificuldades financeiras possui diversas vantagens para a empresa que decide por ela.

A simplificação para o pagamento de dívidas é um dos benefícios, já que a empresa consegue renegociar, adiar ou alterar as condições de pagamentos, pois é um processo colaborativo, ou seja, é possível dialogar com os credores, facilitando a busca por soluções.

Sendo assim, a empresa consegue fazer o pagamento do passivo de forma diluída ou com deságio, dependendo do acordo feito com os credores no Plano de Recuperação. Esse deságio tem apresentado uma média de 20%, mas existem casos em que alcança 70%.

Além disso, é possível realizar acordos ou convenções coletivas de trabalhos, medidas que podem analisar novas formas para pagamentos de débitos e reduções temporárias de jornadas de trabalho e salários.

Com a recuperação judicial a empresa possui imunidade aos pedidos de decretação de falência até o termino das medidas de salvamento.

Por fim, as dívidas ficam congeladas por 180 dias, fato que suspende ações e execuções judiciais e, também, evita bloqueios de contas bancárias e a penhora antecipada de bens.

Em suma, a recuperação judicial representa uma oportunidade para a empresa sobreviver a momentos de crise, com respaldo na lei e é um benefício não apenas para o empresário, mas, para a sociedade como um todo.


Eri Regitano é advogado, especialista em Recuperação Judicial
Imprimir