Imprimir

Opinião

Aprenda a tomar decisões

Eustáquio Rodrigues Filho

Quantas vezes na vida ficamos diante de dilemas que, aparentemente, parecem insolúveis? Quantas vezes na vida temos que tomar decisões e não sabemos o que fazer? Há diversos manuais que tentam nos ensinar a decidir, a não nos deixar sermos pessoas indecisas. Nesse artigo você verá como a Bíblia, por meio da vida algumas pessoas e atitudes, nos ensina a tomar decisões.

A primeira coisa que você deve saber é que não tomar nenhuma decisão tem seu preço. Quando o jovem rico perguntou a Jesus o que ele devia fazer para ter a vida eterna, Jesus respondeu que ele tinha que vender todos os seus bens e segui-lo e que essa decisão seria suficiente para ganhar a vida eterna. O jovem rico decidiu não fazer nada disso e ficar como estava, na sua vidinha de sempre. Ou seja, o fato de ele não decidir vender suas coisas e seguir Jesus e continuar levando a mesma vida de sempre foi sua decisão final, fazendo com que ele não ganhasse a vida eterna. A lição: não tomar nenhuma decisão também é uma decisão e muitas vezes pode custar caro.

Algumas vezes a melhor decisão pode ser partir e, na mesma situação, ficar seria a melhor escolha. Na Bíblia temos a história de Rute, Noemi e Orfa. Quando o infortúnio se abateu sobre suas famílias, Rute e Orfa tiveram que tomar uma decisão: permanecer com a sogra Noemi, ou voltarem para suas famílias. Algumas vezes, no caso de Rute, o melhor a fazer é partir para o desconhecido e enfrentar os novos desafios; no caso de Orfa, o melhor foi voltar para o seio da sua família. A Bíblia não explica por quê, mas podemos inferir que a personalidade de Rute fosse mais afeita a desafios e ao desconhecido; e a personalidade e Orfa fosse mais afeita a segurança e tranquilidade do lar dos seus pais. A lição: tome decisões de acordo com sua personalidade.

Quando for tomar uma decisão é sempre importante pedir conselhos. No livro Sagrado, no Evangelho de Lucas, no capítulo 4, Jesus, cheio do Espírito Santo e guiado pelo Espírito Santo, foi para o deserto. Nessa passagem aprendemos que Jesus era cheio do Espírito Santo e deixava-se ser guiado por Ele. A Bíblia nos diz também que o Espírito Santo é chamado de Conselheiro, portanto, Jesus só fazia coisas guiado pelo melhor conselheiro que há no universo. A lição: ouça conselhos do melhor conselheiro que tiver ao seu alcance.

Existem diversos tipos de decisões, desde as mais simples às mais complicadas. Assim sendo, treinar em tomar decisões é importante. A Bíblia nos diz que quando Davi foi enfrentar Golias, aquela não seria sua primeira luta. Além disso, nos mostra também que Davi já estava preparado para enfrentar a morte, assim, matar Golias não seria impactante sob esse ponto de vista. As Escrituras nos dizem que Davi era pastor e provavelmente ele já havia matado ovelhas para se alimentar. Deduzimos também que, embora a Bíblia não diga, Davi deve ter matado lobos, grandes predadores de ovelhas. A Bíblia afirma que Davi matou um leão e depois um urso. Atente  para a evolução: ovelhas, lobos, leões, ursos, Golias, do mais simples ao mais complicado, Davi foi se aperfeiçoando em batalhas. Assim é também com decisões. A lição: aprenda a tomar, primeiro, decisões simples, para depois tomar as importantes.

Muitas vezes nem precisamos pensar muito em qual decisão tomar, pois as circunstâncias  nos mostram o que devemos fazer e até nos levam a fazê-lo. A Bíblia nos conta história de Jonas, profeta que Deus havia mandado anunciar o destino da cidade de Nínive. Jonas pensou muito se deveria fazer isso. Tentou até mesmo fugir da sua missão, tomando um barco e rumando para o lado oposto do qual deveria ir. O que aconteceu? A mão de Deus fez afundar o barco e fez uma baleia engolir Jonas e levá-lo até Nínive para realizar sua missão. Ou seja, as circunstâncias não deram outra opção a Jonas, mostrando a ele que não havia muito o que decidir. A lição: preste atenção nas portas que se abrem e nas portas que se fecham na hora de tomar uma decisão, elas indicarão qual caminho seguir.

Agora que você aprendeu algumas dicas para tomar decisões, não perca tempo: tome-as antes que seja tarde demais.




Eustáquio Rodrigues Filho – Cristão, Servidor Público e Escritor. Autor do livro "Um instante para sempre". Instagram: @epelomundo.
Imprimir