Imprimir

Opinião

É proporcional a você

Francisney Liberato Batista Siqueira

Os resultados da vida acompanham a teoria da meritocracia, por isso, sua realização será do tamanho do seu empenho e dedicação.

Quando eu lecionava na faculdade, lembro-me de alguns alunos que pediam para que eu encaminhasse materiais e exercícios mais difíceis e complexos, para que pudessem estudar com base em um material mais robusto e complexo.

Eu conhecia bem o perfil de cada aluno e, aqueles que solicitavam os materiais e exercícios complexos, infelizmente, eram alunos que faltavam às aulas, não se dedicavam aos estudos e, por consequência, tinham péssimas notas.

Essa situação pode ser enquadrada àqueles funcionários que se empolgam dizendo que o trabalho é fácil, que entregarão o serviço proposto antes do prazo, e com qualidade. A depender da pessoa, é fácil saber que o resultado não será satisfatório. Quem fala demais pouco entrega.

A vida é proporcional ao que você é! Se você tem muito conhecimento, saiba que não precisará pedir nenhum material mais avançado. Se no trabalho o seu desempenho é satisfatório, não há necessidade de falar demais, pois o líder saberá de sua capacidade, balizando-se pelo resultado.

O professor, o líder ou outro indivíduo que está em posição de superioridade, conhece cada um dos indivíduos que o auxiliam na consecução de suas atividades. Não precisam dizer nada, basta fazer o seu melhor.

Se alguém não consegue executar atividades simples e pequenas, certamente não conseguirá executar tarefas mais complexas.

Da mesma forma, se o indivíduo tem sonhos medíocres, é provável que a sua visão de futuro e de projeções será limitada.

Se você pensa pequeno, conseguirá resultados pequenos. Se você pensa grande, há de conseguir resultados gigantescos.

Você é proporcional ao que você é. E se ainda não se conhece a ponto de identificar seus limites e, principalmente, sua capacidade, não saberá o que escolher para a sua vida, e por óbvio, qualquer resultado lhe servirá.

O segredo para hoje é: aproveite a oportunidade de ser melhor, a cada dia, pois a capacidade para realizar você possui, basta escolher se quer realizar de forma grande ou pequena. O resulto virá na mesma proporção do seu empenho.



Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Palestrante Nacional, Professor, Coach e Mentor. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz” e “Singularidade”.
Imprimir