Imprimir

Opinião

Professor, o transformador de vidas

Frankes Marcio Bastista

                Vivemos um momento singular em nossa história, porque pela primeira vez em nossa geração a forma de ensinar passou por mudanças bruscas e profundas. Quero de forma sintética fazer uma breve reflexão sobre a importância da docência em nossas vidas.

                Sou professor por formação e de vocação, contrariando o que o ministro da educação, Milton Ribeiro, afirmou dias atrás que "somos professores por falta de opção". Escolhi a profissão por acreditar que o ensino é capaz de transformar vidas e por praticamente vinte e seis anos ininterruptos tenho ministrado aula para crianças, jovens e adultos, do ensino fundamental a pós-graduação. E nesses anos trabalhando tanto no ensino público como no ensino privado posso assegurar a importância da minha profissão na vida de milhares de pessoas. Aprendi que o sucesso para o professor não é ter seu nome estampado nas colunas sociais ou nos outdoors, sucesso é ver a transformação na vida daqueles que foram seus alunos.

                Professor precisa ser eterno na vida dos seus educandos e quando fazemos com amor, dedicação e persistência isso acontece. Porque o professor tem a capacidade de cativar, orientar e inspirar aqueles que estão à sua frente. O professor é lembrado não por suas fórmulas ensinadas, suas regras gramaticais exaustivamente expostas, não por sua capacidade de falar e recitar indicadores ou poesia, o professor é lembrado pelos valores que ensina, pela capacidade de construção de sonhos nas mentes e nos corações das pessoas.

                Mas para ser professor é necessário ter vontade de aprender, pois ensinar é aprender em dobro. O aprendizado para o professor nunca termina e a aprendizagem é uma constante em sua vida. A reciclagem das nossas leituras e o aprofundamento do nosso conhecimento precisam ser uma constante, pois concorremos hoje com a tecnologia digital, que muitas vezes rivaliza com os nossos métodos de ensino. O verdadeiro professor tem a capacidade de se reinventar a cada aula independente das condições que lhes são impostas pelo sistema.

                A pandemia evidenciou a força que nós professores demonstramos, porque tivemos que nos reinventar, pois fomos obrigados rapidamente a adaptar nossas casas em um ambiente escolar e agora em frente das câmeras precisamos nos desdobrar a fim de ministrar as nossas aulas, pois em um país onde educação não é considerada atividade essencial, será a educação com inovação o motor para alavancar nosso tão esperado avanço social.

                O Mestre da educação é o ponto de apoio, o suporte, os degraus de todos que pretendem ter um futuro digno e próspero nas mais diferentes profissões. Bem sabemos que "o tempo apaga o giz", no entanto os valores e o ensino de um professor reforçam o conhecimento, com a capacidade de mudar a sociedade e construirmos um país mais justo e socialmente igualitário. Então, neste dia especial, mais do que parabéns aos meus colegas professores quero agradecer aos docentes por construir sonhos e pela capacidade de mudança no destino das pessoas.
 
FRANKES MARCIO BATISTA SIQUEIRA. Professor desde 1995. Graduado em Geografia e Ciências Contábeis, mestre em Desenvolvimento Social e doutor em Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Imprimir