Imprimir

Opinião

Como ser um líder (independente do seu cargo)

Luis Köhler

Existem certas funções que demandam liderança. Por exemplo, se você é farmacêutico, responsável por uma drogaria, é óbvio que haverá oportunidades de mostrar suas habilidades de liderança. Mas você não precisa estar em uma função de gerência para tomar a iniciativa e mostrar seu potencial de liderança.

O farmacêutico é líder nato dentro da equipe de qualquer farmácia, pois passa por ele as decisões mais importantes, quer seja na dispensação ou na prestação de serviços farmacêuticos. Mas para ser um líder ele precisa se impor, mostrar a sua equipe sua capacidade técnica e, pelo exemplo, fazer com que o sigam. Isso mesmo, sua equipe precisa segui-lo pelo seu exemplo.

Dar ordens não é liderar, mostrar como se faz é ser líder! Torne-se a referência que sua equipe precisa. Se você tem se capacitado, qualificado constantemente e sempre incentiva sua equipe a buscar também qualificação, com certeza eles seguirão seu exemplo.

E você não precisa estar em uma função de gerência para tomar a iniciativa e mostrar seu potencial de liderança, afinal, volto a repetir: "O farmacêutico é um líder nato em qualquer equipe!". Há muitas formas de aprender como ser um líder eficaz em cada estágio da sua carreira — não importa qual seja a sua função, cargo ou responsabilidade de trabalho.

Se você quiser crescer e saber como desenvolver liderança, precisa mostrar a colegas e a quem lhe supervisiona que você já é líder — independente do seu cargo atual. Tomar a iniciativa e assumir a liderança em cada estágio da sua carreira vai mostrar às pessoas em cargos superiores que você é o tipo de pessoa que está preparada para expandir sua função e responsabilidades.

Frequentemente empregadores querem contratar e promover pessoas que já têm as habilidades necessárias para o trabalho. Então, quanto mais você puder mostrar seu potencial de liderança, mais será visto como alguém que está preparado para o próximo passo.

Uma das qualidades mais comuns (e mais importantes) da liderança é a iniciativa. Então se você quiser aprender como ser um líder, precisa abordar a sua função de forma proativa. Então sugiro parar de dizer "Isso não é culpa minha", "não sou eu que tenho que fazer isso". Ao contrário, seja proativo, busque soluções.

Se você vê algo que pode gerar problemas, busque a solução, interaja com sua equipe, faça treinamentos. Mostre que o farmacêutico não está ali somente porque a legislação exige, mostre que pode ser o líder da equipe. "Seja a mudança que você quer ver no mundo," disse alguém muito inteligente certa vez.

Luis Köhler é farmacêutico, especialista em Farmacologia e Farmácia Clínica, pós-graduando em MBA Inovação e Empreendedorismo, presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC/MT), membro dos GTs de Farmácia Comunitária do CFF e CRF-MT e Conselheiro Regional do CRF-MT.
Imprimir