Imprimir

Opinião

​Nossa Menina em Paris

Marinaldo Custódio

Raro leitor, preciosa leitora, o intuito deste texto é chamar as pessoas, gente de Cuiabá, de Mato Grosso, do Brasil e de todo canto do mundo para apoiar a Júlia Laysla na vaquinha Julia na Academia Francesa (em recorte, no final).

Sim, nossa moça chegou lá, está quase lá, e agora nós, convocados a ajudá-la neste momento de consagração de uma luta de anos, não vamos fugir à luta!

Certainement Oui!, assim dizemos nós, em alto e bom som, e vamos fazer a nossa parte.
Embora tenha dito o meu sim à convocação do camarada Brás Rubson há quase duas semanas e conversado com a mãe, Cristina Edra, e com a própria Júlia, na sede do Sintrobac, em Cuiabá, meu tempo andou faltando... Mas agora vai!

Não vou enfeitar muito, afinal, tempo é dinheiro, e muito mais, e ele anda tão em falta... Para fugir dos ditos “textões”, passo, pois, a palavra à própria personagem protagonista desta jornada singular:
 
– Meu nome é Júlia Laysla, sou cuiabana e estudante de Letras-Francês na Universidade Federal de Mato Grosso. Após quatro anos de graduação, estou próxima da conclusão do curso. Vai ser um grande passo na minha vida, mas não acaba por aí. Agora tenho a oportunidade de avançar um pouco mais na minha carreira, pois fui selecionada para o posto de Assistente de Língua Portuguesa na Academia de Créteil na França, pelo Programa Assistants de Langue Portugaise en France 2022-2023 realizado pela France Education International e pela Embaixada Francesa.

Esta oportunidade me ajudará a aprofundar conhecimentos no idioma e a levar a Língua Portuguesa e a Cultura Brasileira/Cuiabana para a escola em que irei atuar. No retorno ao Brasil serei uma profissional muito mais qualificada e hábil, capaz de trazer o que aprendi para o meu lugar de atuação. 

O período de duração da bolsa é de sete meses. Apesar de o governo francês fornecer uma ajuda mensal para o custo de vida, os gastos iniciais não são cobertos, cabendo ao bolsista a responsabilidade com despesas como: passagem aérea, seguro médico e a moradia inicial. Além disso, pelo fato de a Embaixada Francesa responsável pela região Centro-Oeste do Brasil ficar em Brasília, terei os custos de viagem para o visto.
A ida está programada para o final de setembro e a duração do curso é de sete meses.

Por ser um valor alto para mim e minha família, não poderemos conseguir sem contar com sua ajuda.
Quem quiser apadrinhar esta causa pode fazê-lo doando ou compartilhando esta Vaquinha. Agradeço a todos que acreditam neste sonho! 

Obs. - Caso prefira, você pode fazer a contribuição via Pix, assim não haverá o desconto de porcentagem que o site cobra.

Chave Pix e-mail: julialayslaa@hotmail.com

Banco Nubank.



Você pode ajudar via Pix usando a chave:

2891729@vakinha.com.br



Informações sobre o cargo: o assistente de língua portuguesa é responsável nas aulas tanto pela cultura brasileira quanto a do Estado de origem, no caso, Mato Grosso. Enquanto o professor foca o ensino da língua, o assistente apresenta o país e a sua região na perspectiva cultural.

Link da vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/julia-na-academia-francesa

(Quem quiser colaborar, pode fazê-lo com qualquer valor).
Imprimir