Imprimir

Opinião

Donas de si

Michelle Leite de Barros

Há anos que a mídia tenta nos impor um padrão de beleza sem nem ao menos saber o que é beleza. Esse termo não deveria estar atrelado a corpo físico, mesmo porque todas nós temos corpos lindos e únicos.

Nenhuma mulher é melhor do que a outra por usar 36 ou 46. Todas somos igualmente especiais e incrivelmente maravilhosas do nosso jeito. Sabe por quê? Porque somos exclusivas, não há mais ninguém no mundo que nem você. Os números estão aí de prova, afinal existem vários tamanhos de roupa e não um só.

O verdadeiro padrão de beleza vai além do que as mídias mostram, é o verdadeiro eu de cada uma, a sua personalidade e a forma como se vê. Nem sempre a gorda quer emagrecer, nem sempre a magra está doente. Cuidado com suas palavras. Ofender alguém humilhando sua forma física é tão repugnante quanto impor um modelo a ser seguido.

Cada mulher é singular em sua forma e jeito, merecendo ser respeitada onde quer que esteja. Umas amam usar salto alto, outras preferem sair de tênis, por causa disso alguma deixou de ser mulher? Que pequeno pensar que um sapato influencia no modo de enxergar qualquer uma de nós.

Há aquelas que não pretendem ter filhos e ouvir um: “Você vai mudar de ideia” ou um “Mas você não gosta de crianças?” é extremamente desagradável e maldoso. Afinal, todos os filhos são crianças? Ou melhor, a minha ideia original não já foi pensada o suficiente para eu chegar a essa conclusão? Sonhos são diferentes e desejo que todas realizem os seus. Que a que queira ter dez filhos tenha e seja feliz, bem como aquela que não tem o propósito de ser mãe na vida também.

As escolhas estão aí e somos em tantas para cada uma fazer a sua. Se não gosta de usar maquiagem, não use, mas se se sente melhor com ela, aproveite. Ninguém tem o direito de opinar sobre como cada uma se entende melhor e mais confortável, apenas você conhece essa informação.

Olhe para o espelho e veja quão maravilhoso é o rosto e o corpo que só você tem, feito sob medida e com as suas medidas. Medidas essas que vão além de números, medidas que não pediram a opinião errada de ninguém, muito menos de capas de revistas. Admire-se e aceite-se, porque você é extraordinária, e não permita que as pessoas digam o contrário.

Qualquer julgamento que tente te rebaixar não merece ser levado em consideração, pois quando a gente ama quem somos e em quem nos tornamos, eles são apenas palavras ditas por alguém que ainda não conseguiu ser feliz como nós.
 

Michelle Leite de Barros é Advogada em Cuiabá-MT.
                       
                       
Imprimir