Imprimir

Opinião

Meninos eu vi (314)-Reino Tão Tão Distante- salve-se quem puder

Orlando Antunes

Num Reino Tão Tão Distante, está sobrando "Coringa" e faltando "Batman". Neste Reino, deputados se fartam de dinheiro ilegal , colocando em sacolas e até no bolso do paletó, dinheiro advindo do chamado "mensalinho". Para quem não sabe, a prática do mensalinho é muito antiga. Ela consiste em "molhar a mão" de deputados ou vereadores, para que os projetos de interesse do executivo não sejam vetados.
 
Aqui só foi descoberto porque o chefe da "Gang" tomou o cuidado de filmar todo mundo que pegou a grana. Muitos inquéritos foram abertos , alguns foram presos por algum tempo. Mas a roubalheira se alastrou como se fosse uma epidemia. Assim foi no Detran, na SEDUC e nas notas frias da Assembleia. Porém, poucos tiveram o nome incluído na 'FICHA SUJA, e estarão aí de novo pedindo voto.
 
Das obras da Copa, o assunto é requentado, mas merece ser lembrado. Teve uma firma que não entregou os COT´S do Pari e da Universidade. Muito menos os reparos nos córregos . Pediu "arrêgo", mesmo devendo salários para muitos trabalhadores. Recebeu o perdão e ainda vai ganhar "aditivos" para terminar algumas lambanças. O VLT é outra conversa. Gastaram quase um bilhão em menos de 3 km, mas só sobraram os vagões que estão expostos ao sol e chuva.
 
Antes disso; apareceu um "Paladino" , que conseguiu colocar o Arcanjo na cadeia. Transformaram o homem em Deus , quando ele só fez o seu dever como magistrado. Tanto que o sucesso lhe subiu a cabeça e ele se transformou em politico. Primeiro , pediu demissão do Serviço Público e apostou tudo na nova carreira . Foi senador, numa enxurrada de votos e depois Governador.
 
No tempo de governo ( três anos e meio), arrecadou o dobro da gestão passada, mas não conseguiu e não consegue pagar as contas. Não cumpre com os repasses (duodécimos), não paga as reposições aos funcionários. Na área de educação , que anunciou greve para esta semana, o governador está devendo os "tubos" Não repassa dinheiro par as escolas, não paga a Bolsa Atleta, não paga os JETON´S dos conselheiros do CONSED- Conselho Estadual do Desporto.
 
Na área da saúde, os filantrópicos estão "chiando", pois não recebem repasses e muito menos os remédios básicos. Pegou dinheiro emprestado da Prefeitura (80 milhões) que era para o novo Pronto Socorro e até hoje não devolveu.
 
Para não cometer injustiças, é bom lembrar e separar as contas e os roubos e assaltos aos cofres públicos. Mensalinho, obras da Copa e extorsões nas empresas, era da época de Sinval Barbosa. Detran, SEDUC e notas frias da Assembleia já põem  na conta de Pedro Taques.
 
Tudo que vem acontecendo há oito anos, deveria ser fiscalizado pelo TCE- Tribunal de Contas do estado. Porém, vários conselheiros foram afastados por recebimento de propinas ( seriam 53 milhões). E o povo que se dane "futebol clube".
 
EFEITO DOMINÓ
 
Todos os desmazelos deste e de outros governos, gera um efeito dominó. Ou seja; se eu não recebo, também não pago as minhas contas. A economia fica estagnada, o povo passa fome, o governo não recebe tributos e o "Tsunami" está batendo na porta. Salve-se quem puder.


Orlando Antunes Jornalista aposentado.
Imprimir