Imprimir

Opinião

Vamos falar um pouco sobre a Bíblia e o mês dedicado à ela?

GRUPO JUBAC-JOVENS

Ao iniciar o encontro do Grupo de Jovens, do dia 02/09/2018, saudando e evocando a Santíssima Trindade, realizamos uma dinâmica, dividindo em duplas os jovens fizemos um rápido “quiz” sobre a Bíblia, entre risadas e respostas divertidas houve a conclusão que há um infindável conhecimento na Bíblia e que podemos aprender sempre mais em razão da presença do Espírito Santo nos Textos Sagrados.

No mês de Setembro, inicia o chamado “mês dedicado à Bíblia”, voltado ao público católico, em razão de São Jerônimo que morreu em 420-DC, sendo grande biblicista, traduzindo a Bíblia do Grego e Hebraico para o latim, facilitando portanto a difusão da bíblia para as sociedades antigas.

Uma indagação formulada foi a seguinte: “Quem já leu a Bíblia inteiramente?” Após algum silêncio e poucas respostas, a explicação deixou os presentes atônitos: A cada 3 anos consecutivos a Bíblia é lida inteiramente na Missa Dominical.

As respostas refletidas durante o encontro pelos jovens foram sinceras ao descreverem as palavras dos catequistas da época, demonstrando a importância do catequista para auxílio da formação espiritual do catequisando, o que deve ser reforçado pela família.

Foi enfatizado que a Bíblia é um tesouro nosso, que foi guardado, transmitido na tradição oral, compilado e traduzido por Católicos, notadamente Monges de diversas congregações que de maneira comum eram chamados de “copistas”. Muito embora o texto bíblico seja milenar,  o seu conhecimento, teor e tema são contemporâneos à nossa época, em verdade á todas as épocas, pois todos os tempos são tempos de Deus e como inspiração divina à Bíblia certamente não seria restrita à uma época/tempo, portanto seus aspectos são universais, ou seja comuns à todos os povos e todas às épocas.

Como objetivo da semana, houve o propósito de realizar a leitura acuada do Evangelho de São Lucas, para introduzir  mais a bíblia em nosso cotidiano, compreendendo os seus ensinamentos, partilhando em grupo a mensagem daquele Evangelho, utilizando o aplicativo WhatsApp.
 
 
Este texto foi elaborado com a contribuição de Cauãnni Lima e Ana Clécia. O Grupo JUBAC-Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo, encontra-se todos os domingos às 17:00 no salão Paroquial da Comunidade Santa Luzia em Sapezal
 
Imprimir