Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Colunas

A oposição do Senhor dos Anéis

Arquivo Pessoal

No próximo dia 22 de maio o planeta Saturno, também conhecido como “O Senhor dos Anéis”, estará em oposição e esse será o melhor dia para observá-lo até junho de 2016, naturalmente, desde que as condições meteorológicas permitam. A oposição ocorre quando a Terra fica entre um planeta superior – a partir de Marte – e o Sol. Quando isso ocorre o planeta, a Terra e o Sol ficam alinhados e o planeta localiza-se na posição oposta ao Sol, o que faz com que possa ser praticamente observado a noite inteira. É o que ocorre com a Lua na fase cheia. Enquanto uma Lua cheia ocorre uma vez ao mês – a exceção é a Lua Azul, quando duas luas cheias são observadas num mesmo mês – a oposição de Saturno ocorre a cada 378 dias, ou seja, num intervalo de um ano e 13 dias.

Como o Sol fica mais distante do horizonte por volta de meia noite, nesse horário Saturno estará mais alto no céu. Também próximo a esse horário Saturno estará em sua posição mais próxima à Terra – conhecida como perigeu – o que fará com que o planeta pareça maior e mais brilhante. Como as órbitas planetárias não são circulares, mas, ligeiramente elípticas, a oposição não significa que o planeta esteja exatamente no local mais próximo à Terra, o perigeu. Porém, a oposição e o perigeu ocorrem em horários próximos. Como Saturno está a uma grande distância da Terra é improvável que alguém note uma diferença na observação desse astro quando este estiver na oposição ou no perigeu. Nesse caso, o horário preciso desses eventos não é muito importante.

De acordo com o sítio da NASA, a oposição de Saturno ocorrerá a 0h53min UT do dia 23 de maio, ou aproximadamente, a uma hora UT desse dia, onde UT é o tempo universal. No Brasil a oposição de Saturno ocorrerá no dia 22 de maio já que esse horário corresponde a 22 horas no horário de Brasília, 21 horas no horário oficial de Mato Grosso e da Amazônia legal e 20 horas no Acre.

Embora Saturno pareça apenas um ponto brilhante no céu quando observado a olho nu, a utilização de uma pequena luneta ou um bom binóculo permite que os seus anéis sejam observados. A Lua colaborará com o evento porque ainda estará na fase nova, com uma iluminação em torno de 20%, o que favorecerá a observação do “Senhor dos Anéis”.

Nesse dia Saturno estará localizado na constelação de Libra, um pouco acima da constelação de Escorpião - que é uma constelação muito conhecida - quando ambos estiverem se levantando no céu. Por volta de 18h10min, horário de Mato Grosso (UT- 4) Saturno estará a mais ou menos 10° do horizonte - o solo - entre o este e o sudeste. Por volta de 23h41min, alcançará o seu ponto mais alto no céu. Saturno poderá ser observado até 05h15min - mais ou menos - da madrugada do dia 23 de maio, quando estará a aproximadamente 12° acima do solo; nesse horário estará localizado abaixo da constelação de Escorpião, entre o oeste e o sudoeste.

Quem não tiver um binóculo ou um pequeno telescópio para observar Saturno tem outra opção de observação do céu em 22 de maio. Ao invés de olhar para o este – sudeste no começo da noite, deve posicionar-se para observar o lado oposto do céu, o oeste - noroeste. Por volta de 19 horas a Lua estará localizada próxima ao noroeste geográfico. Logo abaixo e ligeiramente à sua direita estará um astro muito brilhante, o planeta Venus que, para alguns, é a “Estrela Dalva”. À direita e acima da Lua estará o planeta Júpiter, o “Gigante Gasoso”. Esses dois planetas são visíveis a olho nu e podem ser facilmente identificados no céu. (As figuras foram feitas utilizando o programa starrynight).

*Telma Cenira Couto da Silva é Doutora em Astronomia (IAG – USP) e professora aposentada da UFMT

Comentários no Facebook

Sitevip Internet