Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Coluna Bem Estar: Rosa de janeiro a janeiro

Arquivo Pessoal

O outubro já é rosa. O rosa do charme, da elegância, da delicadeza da força e da fragilidade. Paradoxal, não?

Fragilidade é a palavra certa para o sentimento presenciado na pele pelas mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama. Os dados são alarmantes já que tal câncer é protagonista na mortalidade dessas mulheres, representando 25% do total de mortes. Segundo dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, estima-se que sejam diagnosticados 57.120 novos casos de câncer no Brasil neste ano.

E se esse outubro contaminasse o restante do ano com sua cor rosa? Afinal a palavra-chave é PREVENÇÃO e se você perdeu o outubro rosa, dê, você, o rosa aos demais meses do ano. Faça o autoexame da mama regularmente e escolha um profissional que cuide do seu corpo e da sua alma!

Que de janeiro a janeiro você pratique atividades físicas regulares, que cuide da sua alimentação, faça exames preventivos e esteja em dia com a sua saúde! Rotule a couve de bruxelas, os brócolis, os cereais (linhaça) fontes de ômega 3, as frutas vermelhas, a cúrcuma, a cenoura, o alho e a cebola como “alimentos rosa” e os consuma pelo menos 3 vezes na semana. Esses são os poderosos medicamentos (isso, medicamentos mesmo) no combate ao câncer de mama e aos radicais livres oriundos do processo inflamatório do nosso corpo.

Module seu estresse, entre em contato com a natureza utilize o meio ao seu redor como aliado a essa doença. Isso faz toda a diferença já que foi descoberta a influência do estilo de vida no bloqueio da expressão de genes relacionados ao câncer. Isso é nutrigenômica.

Leia você mulher, mãe, marido, filhos e todos os interessados. Tomem nota!

O meu desejo é que o rosa continue a predominar na sua vida.

--

*Laryssa Alves Corrêa é médica da clínica Tez Estética, Pós graduada em nutrologia e nutrição clínica. Escreve semanalmente para o Olhar Conceito, aos sábados.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet