Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Coluna Bem Estar fala sobre longevidade

Arquivo Pessoal

Já nos últimos 50 anos o assunto longevidade começou a percorrer a área médica, não só pelo avanço nas pesquisas médicas e suas tecnologias, mas pelo alargamento da base na nossa pirâmide etária que há tempos da sinal de que mais atenção deveríamos ter com a qualidade do envelhecimento da população.

A expectativa de vida aumentou, mas a qualidade com que nossos “velhos” vivem é o ponto chave de todo questionamento sobre longevidade. Inúmeros são os centenários no mundo. E o que eles têm em comum? TODOS tiveram hábitos de vida saudáveis e controlaram seus níveis de estresse.

Não há milagre em viver mais! Hoje a ciência já avançou tanto que é sabido que nossa genética influencia apenas em 15%. O restante é oriundo do que comemos e de como encaramos a vida. 

Você é o que você come” já dizia o velho ditado. “Que o alimento seja o seu remédio” já dizia HIPÓCRATES o pai da Medicina.

A pergunta tem sempre que vir de você. Como quero envelhecer?

Saudável e independente deve ser a resposta. Para que isso ocorra algumas atitudes no agora devem ser gerenciadas. No mundo de hoje "ser longevo" significa buscar um estilo de vida diferente do que a industrialização nos proporcionou.

A base da longevidade inclui alimentação saudável, aquela pensada para você, com ingredientes que você possui na sua casa, simples e natural. Prática de atividade física que proporcione prazer. Diante do universo que cresce na área dos exercícios sempre vai existir um que você se identificará mais!

A palavra é PREVENÇÃO. A Medicina da cura que é pratica da deve ceder lugar a Medicina da prevenção. Só se previne algo quando pesquisamos, quando fazemos exames periódicos para verificar como anda a nossa saúde! Conheça seu corpo.

As últimas pesquisas já mostram que controlar o processo inflamatório gerado pelo estresse diário é o segredo para uma vida mais longa! Sorria, medite, pratique o bem, faça algo que te dê prazer, perdoe, tenha bons amigos e cultive os laços familiares!

Corpo e mente equilibrados para que tenhamos uma velhice saudável e independente!


*Laryssa Alves Corrêa é médica da clínica Tez Estética, Pós graduada em nutrologia e nutrição clínica. Escreve semanalmente para o Olhar Conceito, aos sábados.
Sitevip Internet