Imprimir

Colunas

Fé, tradição, música e muita comemoração no ciclo junino

Raul Fortes

“Se São João soubesse que hoje era seu dia, descia do céu à terra para ver nossa alegria”. A viola de cocho embala estes e muitos outros versos cantados em louvor ao querido São João. Ainda há muitas noites cuiabanas com festas e orações nos lembrando as tradições religiosas que permeiam nosso povo.

Foi junho e veio julho, pois apenas um mês não é suficiente. São dois meses contagiados com devoção, sons, sabores das deliciosas comidas típicas e, claro, muita alegria. Tempos festivos que todos gostam. E se apreciam vale refletir sobre a história ligada às homenagens ao santo das Festas Juninas.  

Conta-nos a história que Santa Isabel avisou sua prima Maria, mãe de Jesus, sobre a chegada de seu filho João Batista e afirmou que este nascimento seria reconhecido ao longe por uma grande fogueira iluminando um mastro. Um belo sinal de um laço nascendo. A história chegou às terras dos Paiaguá e o povo se colocou a festejar São João.  E já se emendam as comemorações aos dias de Santo Antônio e de São Pedro.  

Aliás, ter nascido exatamente no dia do apóstolo Pedro, me traz imenso orgulho, ainda que a comemoração de aniversário tenha suas origens pagãs, com suas magias, velas e suas ligações com o mundo espiritual. A comemoração do aniversário é uma prática que se difundiu pelo planeta. A grandiosa maioria celebra o renascimento a cada ano e eu estou nela.

No meu dia, servi para alguns amigos mais próximos umas fatias de bolo com certo número de velas à maneira da Grécia antiga em suas oferendas à Deusa Artemis. A comemoração do aniversário, inicialmente destinada às classes elevadas como a dos faraós e nobreza, se espargiu pela humanidade. E me vejo aqui, a comemorar a minha jornada existencial que completa mais um ciclo, pulando fogueira, bebendo quentão e vinho e dançando quadrilha, buscando com fervor manter dentro de mim as mais belas tradições.

Que venham muito mais festejos cada vez mais ritmados e que as tradições não sejam esquecidas!
Imprimir