Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

EXPOAGRO - CAVALGADA

Resgate da tradição sertaneja será comemorada amanhã durante Cavalgada

Foto: Reprodução

Resgate da tradição sertaneja será comemorada amanhã durante Cavalgada
Neste sábado acontece a cavalgada de abertura da 49º Expoagro. Aproximadamente 200 cavaleiros são esperados para acompanhar o evento que resgata a tradição dos tempos que as boiadas eram transportadas em comitivas e demoravam meses para se deslocar de um estado para outro. A saída está marcada para as 8 horas de frente ao Parque de Exposição Jonas Pinheiro e deve seguir até o Shopping Pantanal e depois voltando pelo mesmo caminho.

Praça das Bandeiras vai se transformar na "Praça das Bandeirolas" com Arraiá do Paiaguá

A cavalgada é tradicional em eventos sertanejos. Sempre ao toque do berrante (instrumento sonoro feito com chifres) os cavaleiros se deslocam com música sertaneja e todos vestidos conforme pede o figurino: chapéu, bota, fivela e uma boa sela para montar o cavalo.

Os cavaleiros que participarem da cavalgada da Expoagro terão direito a uma camisa do evento e almoço. Nada será cobrado dos participantes que voltarão a defender o sistema sertanejo. O presidente Luizão Preto, da Comitiva Viajando por Mato Grosso, a oficial do estado a realizar a queima do alho em Barretos por mais de vinte anos, será a responsável pela preparação do almoço.

“Teremos um almoço de bruto. Arroz carreteiro, Feijão com linguiça e bacon,além da tradicional paçoca de pilão. Essas comidas eram feitas nos estradões durante os transportes de boiada. É uma comida forte, rápida e que se consegue preparar em qualquer lugar. Vamos fazer esse almoço e nos preparar para em agosto representar nosso estado no Barretão”, comentou Luizão.

A Comitiva Viajando Por Mato Grosso é composta por cinco cozinheiros, que resgatam a trajetória do sertanejo. Com a globalização tudo foi ficando diferente, na estrada onde a poeira levantava quando o gado passava, hoje é asfaltada e os bois levados por caminhões.

A Polícia Militar, com o batalhão da Cavalaria também estará no evento dando todo o suporte, junto com os agentes da SMTU. A cavalgada seguirá em meia pista durante o caminho que será feito pela área central neste sábado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet