Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

genuino day

Evento tecnológico mundial reúne 'makers' e tem oficinas e palestras na Univag em abril

Evento tecnológico mundial reúne 'makers' e tem oficinas e palestras na Univag em abril
A segunda edição cuiabana do evento ‘Genuino Day’ acontece em Cuiabá no próximo dia 1 de abril, sábado, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O encontro acontece em celebração ao aniversário da plataforma Arduino, um programa de prototipagem eletrônica que permite o desenvolvimento e controle de sistemas interativos.

Leia também:
Estudantes do IFMT fazem campanha no catarse para promover evento de tecnologia e robótica

‘Genuino Day’ acontece simultaneamente em várias cidades do Brasil e do mundo, no mesmo dia e horário. Em 2016, ele reuniu 225 pessoas em Cuiabá. Neste ano, a expectativa é que este número aumente.

As pessoas que comemoram o aniversário do Arduino e do Genuino eram chamadas, antigamente, de hobbistas. Atualmente, são chamadas de ‘Makers’, ou fazedores (em português), já que a ideia é utilizar tecnologias abertas de hardware e software para criar projetos manuais.

O nome do evento também foi modificado em 2016, já que foi determinado que a marca ‘Arduino’ deve ser utilizada somente para encontros que acontecem nos Estados Unidos. Nos demais países, então, passaram a ser chamados de ‘Genuino Day’.

De acordo com a assessoria, ‘Genuino’ Day é uma ferramenta para criar dispositivos eletrônicos que são controlados por um software escrito numa linguagem de programação específica que é instalada no computador. O programa é criado no computador e transferido para o dispositivo, que utiliza a placa Genuino.

Além disso, equipamentos feitos com Genuino podem captar sinais do meio ambiente, como temperatura ou movimento, por exemplo, ou executar tarefas ou ainda transformar-se em objetos de arte, brinquedos ou acessórios.

O encontro, que acontece no Univag, quer reunir pessoas que trabalham com essa plataforma e aderir novos makers. Para isso, haverá diversas palestras, com nomes como Rodolpho Oliveira (sobre automoção residencial), Nascimento Júnior (sobre sensoriamento remoto) e Waldir Reis (sobre a construção do próprio arduíno, o Walduino), além de oficinas.

“Genuino Day é a celebração mundial do aniversário da plataforma Genuino (Arduino), que acontece no mundo inteiro. É um evento onde pessoas interessadas se juntarão e compartilharão ideias e experiências”, explica Josué Francisco Nascimento, líder da Genuino Cuiabá.

Inscrições e informações no LINK.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet